Notícias
Operação PF
FICCO/MA cumpre mandados contra organização criminosa voltada ao tráfico de drogas
São Luís/MA. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Maranhão (FICCO/MA) deflagrou, nesta quarta-feira (18/3), a Operação Íctio, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao tráfico de drogas em larga escala e à lavagem de capitais. A operação acontece no âmbito da Operação Força Integrada, iniciativa nacional realizada simultaneamente em 15 estados da Federação para combater o crime organizado.
As investigações apontam que o grupo criminoso atua na distribuição de cocaína e de crack em comunidades da Grande São Luís/MA. Os investigados utilizavam empresas de fachada, movimentações financeiras fracionadas e interpostas pessoas para ocultar e para dissimular valores provenientes da atividade ilícita.
Foram cumpridos 4 mandados de prisão temporária e 30 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados do Tribunal de Justiça do Maranhão, nos municípios de São Luís/MA, de São José de Ribamar/MA, de Paço do Lumiar/MA, de Barreirinhas/MA, de Juazeiro do Norte/CE, de Vila Velha/ES e de Itapema/SC.
A Justiça determinou, ainda, o bloqueio de, aproximadamente, R$ 297 milhões em contas bancárias de investigados e de empresas vinculadas ao grupo, além do sequestro de bens, incluindo imóveis de alto padrão e veículos de luxo.
Um dos investigados foi autuado em flagrante pela posse de uma arma de fogo sem registro.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de tráfico de drogas, de associação para o tráfico, de organização criminosa e de lavagem de dinheiro, sem prejuízo de outros delitos eventualmente identificados no curso das diligências.
A operação teve apoio da Polícia Federal no Espírito Santo e em Santa Catarina, da Polícia Civil do Ceará, além da Força Estadual Integrada de Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros do Maranhão.
A FICCO/MA é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Civil, pela Polícia Militar e pelo Centro de Inteligência de Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão.
Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Telefones: (98) 3131-5105/(98) 991286428
Contatos: e-mail: cs.srma@pf.gov.br