Notícias
Ação PF
PF, em ação conjunta, combate esquema de fraudes previdenciárias no sul da Bahia
Porto Seguro/BA. A Polícia Federal, em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social (Força-Tarefa Previdenciária da Bahia), com a Força Nacional e com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil da Bahia, deflagrou, nesta quarta-feira (28/1), a Operação Monã, com o objetivo de apurar suposto esquema de fraude previdenciária envolvendo a concessão indevida de benefícios do INSS para pessoas que se passam por indígenas.
Para obter os benefícios, os participantes assinavam declarações falsas, posteriormente validadas pela Funai. Os beneficiários fraudulentos seriam obrigados a contratar empréstimos consignados, cujos valores eram divididos entre os fraudadores.
Na ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, em Porto Seguro. As medidas cautelares têm como objetivo a apreensão de documentos, de dispositivos eletrônicos e de outros elementos de prova, considerados fundamentais para o aprofundamento das investigações, para a completa elucidação dos fatos e para a responsabilização dos envolvidos.
Durante a ação, também foram apreendidas armas e munições de calibre restrito. O material foi encaminhado para Delegacia de Polícia Federal em Porto Seguro para os procedimentos cabíveis.
Caso fique comprovado, as condutas caracterizam os crimes de estelionato qualificado e de associação criminosa, dentre outros que porventura sejam descobertos no decorrer das investigações.
Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: cs.srba@pf.gov.br