Notícias
Operação PF
PF participa de operação internacional contra abuso sexual infantil
Brasília/DF. A Polícia Federal participou da Operação Atenea, ação internacional coordenada pela Comunidade de Polícias da América (AMERIPOL), voltada ao combate à distribuição de material de abuso sexual infantil em ambientes digitais.
As ações simultâneas, realizadas entre 2 e 15 de dezembro de 2025, foram resultado de um esforço coordenado entre os sete países participantes, impulsionado pelo Centro Especializado em Cibercrime (AC3) da AMERIPOL, sob liderança da Gendarmeria Nacional Argentina, com assistência técnica do programa EL PACCTO 2.0, da União Europeia.
No total, a Operação Atenea resultou em 14 prisões e 18 mandados de busca e apreensão nos seguintes países: Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Honduras, Paraguai e Peru.
As investigações tiveram início a partir de uma denúncia anônima realizada na Colômbia, que indicou a atuação de um grupo em aplicativo de mensagens utilizado para o compartilhamento de material ilícito envolvendo crianças e adolescentes. Durante a apuração, também foram identificados links direcionando para aplicativos desenvolvidos com a finalidade de facilitar a difusão desse tipo de conteúdo.
A fase operacional foi acompanhada em tempo real pelo Centro Especializado em Cibercrime (AC3), sediado em Buenos Aires, reforçando a relevância da cooperação policial internacional no enfrentamento de crimes cibernéticos e na proteção de crianças e adolescentes.
As investigações seguem em andamento em alguns países, com possibilidade de novas diligências e desdobramentos.
Coordenação-Geral de Comunicação Social