Notícias
Ação PF
PF prende homem foragido por organização criminosa em Balneário Camboriú/SC
Rio de Janeiro/RJ. Nesta sexta-feira (17/10), a Polícia Federal prendeu um homem que estava foragido, desde 2023, pelos crimes de organização criminosa e fraude contra a economia popular. A ação ocorreu em Balneário Camboriú/SC.
A partir de levantamento de dados e repasse de informações pela Unidade de Inteligência do Setor de Operações da Superintendência da PF no Rio de Janeiro (UADIP/DREX), policiais federais do Setor de Capturas da PF em Itajaí/SC tiveram êxito em localizar e efetuar a prisão do homem . A captura do foragido contou com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Segundo investigações, o indivíduo é sócio de um ex-servidor municipal do Rio de Janeiro e integrava uma organização criminosa responsável por aplicar golpes por meio de um esquema de pirâmide financeira, que tinha como principais vítimas servidores da própria corporação.
As apurações indicam que o grupo atuava na captação de valores de investidores sob a promessa de altos rendimentos, mas utilizava os recursos para sustentar o próprio esquema e beneficiar seus integrantes, causando um prejuízo estimado em cerca de R$ 134 milhões.
A ação cumpriu o mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro.
Após os procedimentos de praxe, o homem foi encaminhado ao sistema prisional do estado de Santa Catarina, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele responderá pela prática dos crimes de organização criminosa e fraude contra a economia popular.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
scs.srrj@pf.gov.br
(21) 2203-4404