Notícias
Nota à imprensa
PF e Instituto de Tecnologia e Sociedade do RJ assinam Memorando de Entendimento
Brasília/DF. A Polícia Federal firmou, nesta quinta-feira (9/10), um Memorando de Entendimento (MdE) com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), com o objetivo de estabelecer diretrizes para a cooperação entre as partes, visando desenvolver atividades de prevenção aos crimes cibernéticos relacionados ao crime de ódio, por meio de capacitações, elaboração de produtos educacionais e informativos e eventos.
A assinatura ocorreu no complexo da Polícia Federal, em Brasília/DF, e foi formalizada pelo Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Pela parte do ITS Rio, o documento foi assinado por Fabro Boaz Steibel, Diretor-Executivo do Instituo de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Em discurso, o diretor-geral expressou sua visão sobre a parceria: "esse acordo é um marco de cooperação técnica que estabelece bases sólidas para a capacitação de policiais, a produção de materiais educativos e a realização de ações conjuntas voltadas ao combate aos crimes de ódio na internet. Trata-se de um acordo de natureza colaborativa, mas que carrega um valor institucional imensurável: o de unir esforços em prol de uma sociedade digital mais segura, plural e democrática."
Também participaram da cerimônia de assinatura o Diretor de Combate a Crimes Cibernéticos Substituto Valdemar, Latance Neto; o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ademir Dias Cardoso Júnior; O Diretor da Amazônia e Meio Ambiente, Humberto Freire de Barros, e o Superintendente Regional de Polícia Federal no DF, José Roberto Peres.
Sobre o ITS Rio
O Instituto de Tecnologia e Sociedade é uma associação civil sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de pesquisas e projetos sobre o impacto social, jurídico, cultural e político das tecnologias de informação e comunicação.
O ITS realiza pesquisas orientadas ao atendimento do interesse público e que gerem reflexões e propostas que avancem o diálogo democrático, a proteção dos direitos humanos e proporcionem impactos relevantes na formação e execução de políticas públicas e práticas privadas.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@pf.gov.br
(61) 2024-8142