Notícias
Operação PF
PF deflagra operação em combate a fraudes no Programa Farmácia Popular do Brasil
Imagem ilustrativa
Vila Velha/ES. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16/10), a Operação Receita Fantasma, destinada ao cumprimento de dois mandados de busca e apreensão no município de Guarapari/ES, além do sequestro e bloqueio de bens no valor de R$ 1.595.639,88. As medidas têm por objetivo coletar provas e interromper práticas ilícitas relacionadas a fraudes no Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).
Durante ação, além de aparelhos eletrônicos, foram apreendidas receitas médicas em branco, todas com indício de falsidade ideológica. Os materiais apreendidos serão submetidos à perícia criminal federal, com o objetivo de determinar o alcance das irregularidades e identificar todos os envolvidos.
A investigação teve início a partir de informações encaminhadas pelo Ministério da Saúde, que identificou liberações de medicamentos não reconhecidas por cidadãos e o uso indevido de dados pessoais de terceiros para obtenção de ressarcimentos indevidos.
Os levantamentos apontam ainda fortes indícios do uso reiterado de carimbos e receitas médicas falsas, a utilização de registros profissionais de outros estados e até mesmo o lançamento de entrega de medicamentos em nome de pessoas falecidas, evidenciando a existência de um esquema voltado à apropriação indevida de recursos públicos.
A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a defesa das políticas públicas de saúde, o combate às fraudes em programas sociais e a proteção do patrimônio público federal.
Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo
E-mail: cs.sres@pf.gov.br
@pfespiritosanto