Notícias
Operação PF
PF combate o abuso sexual infantojuvenil em MG
Uberaba/MG. A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (29/10), dois mandados de busca e apreensão relativos as operações Vulneráveis e One by One XI.
As ações têm como objetivo combater o armazenamento e compartilhamento pela internet de arquivos contendo material de abuso e exploração sexual infantojuvenil.
Durante as diligências, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos.
O material recolhido será submetido à perícia criminal para extração e análise de dados, a fim de esclarecer todas as circunstâncias em apuração, identificar possíveis coautores ou partícipes e verificar indícios de outros crimes correlatos.
Nota de Esclarecimento e Prevenção
Embora o termo “pornografia” ainda conste na legislação brasileira (art. 241-E da Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente), a comunidade internacional adota expressões como “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem de forma mais adequada a gravidade e a natureza desses crimes.
A Polícia Federal reforça a importância de que pais e responsáveis monitorem e orientem seus filhos quanto ao uso seguro da internet.
Conversas abertas sobre os riscos do ambiente virtual, explicações sobre o uso responsável de redes sociais, jogos e aplicativos, além do acompanhamento constante das atividades online, são medidas essenciais de proteção.
Mudanças de comportamento — como isolamento repentino ou sigilo excessivo sobre o uso do celular e do computador — podem indicar situações de risco.
É fundamental ensinar crianças e adolescentes a reconhecer e denunciar contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que sempre podem buscar ajuda de adultos de confiança.
Comunicação Social da Polícia Federal em Uberaba/MG
gab.ura.mg@pf.gov.br
(34) 2104-5200