Notícias
Operação/PF
FICCO/ES deflagra Operação Radix para reprimir atuação de facção criminosa
Vila Velha/ES. Na manhã desta sexta-feira (10/10), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES) deflagrou a Operação Radix para reprimir a atuação de uma facção criminosa com forte influência na região de Viana/ES.
A ação contou com o apoio da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo (PM/ES) e da Guarda Municipal de Viana, e cumpriu dois mandados de busca e apreensão.
As medidas foram autorizadas pelo Poder Judiciário no âmbito de inquérito policial instaurado para apurar a atuação do grupo criminoso. As investigações apontaram que os investigados utilizavam os imóveis para armazenar ilícitos, o que motivou a expedição das ordens judiciais.
Durante as buscas, foram apreendidos uma pistola 9mm com numeração suprimida e acessório de mira óptica (“red dot”), munições, uma espingarda calibre .36, uma câmera — possivelmente usada para monitorar a ação policial — e um telefone celular. Um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
A FICCO/ES é composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PMES), Polícia Penal (PPES), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana, com foco na atuação integrada e baseada em inteligência no combate ao crime organizado.
Comunicação Social – Polícia Federal no Espírito Santo
E-mail: cs.sres@pf.gov.br