Notícias
Ação PF
PF prende português em Pernambuco para fins de extradição
Imagem ilustrativa
Recife/PE. A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (25/2), um homem, de nacionalidade portuguesa, procurado internacionalmente pelos crimes de importunação sexual, auxílio à imigração ilegal e lenocínio.
O estrangeiro, após ser preso em 2022, foi solto por meio de uma liminar com algumas restrições enquanto aguardava sua extradição. No entanto, o governo português informou ao Brasil que ele continuava envolvido nas mesmas atividades criminosas relacionadas ao tráfico de mulheres.
A primeira prisão ocorreu em 9/2/2022. Contra ele, há uma condenação em seu país natal de quatro anos e dois meses de prisão, com sentença transitada em julgado em 2014, sendo considerado foragido de Portugal. Em junho de 2022, seu nome foi incluído na difusão vermelha da Interpol, tornando-se procurado nos países que integram a polícia internacional. Na época, a Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou sua prisão preventiva para fins de extradição, a pedido do governo português.
Após o cumprimento da decisão judicial na terça-feira, o homem foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima/PE. Já a extradição deverá ocorrerá o mais breve possível, para o cumprimento de pena pelos crimes que cometeu em seu país de origem.
Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco
Contato: (81) 2137-4076
E-mail: cs.srpe@pf.gov.br