Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Em Foz do Iguaçu, ministério anuncia Casa da Mulher Brasileira e busca ampliar investimentos no Paraná
A ministra interina, Eutália Barbosa, participou da abertura da Caravana Federativa, nesta quinta-feira (30), em Foz do Iguaçu, e destacou a construção de uma Casa da Mulher Brasileira no estado como uma ação central no enfrentamento à mulher vítima de violência.
“Em parceria com a Itaipu, nós estamos construindo uma Casa da Mulher Brasileira, que é um dos equipamentos mais potentes e estratégicos para o atendimento e na rede de tratamento da violência contra a mulher que, infelizmente, ainda é uma vergonha para todas as sociedades do mundo”, disse Eutália, que substitui a ministra Márcia Lopes, que está em reunião do G20, na África do Sul, nesta semana.
“É inadmissível que mulheres morram pelos simples fatos de serem mulheres. É por isso que aqui nessa Caravana federativa nós fizemos questão de colocar o Ligue 180 na centralidade, que é uma ferramenta potente de combate à violência contra a mulher e de apoio às mulheres brasileiras para que possam denunciar a violência contra os seus corpos e as suas vidas", indicou Eutália.
Eutália Barbosa também sinalizou a intenção de ampliar o diálogo e parcerias no estado por mais políticas para as mulheres, em soma a outras Casas da Mulher Brasileira que estão em construção e projetos já implementados. “A gente espera que nessa caravana possa dialogar com os parceiros interfederativos, municípios e estados, para ampliar os investimentos aqui”, complementou.
Governo do Brasil mais perto das pessoas
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reforçou em sua fala o propósito central da Caravana: levar o Governo Federal diretamente aos municípios. Ela explicou que a iniciativa facilita o acesso dos prefeitos e gestores aos serviços e ministérios, superando as barreiras de custo e logística de uma viagem a Brasília.
Gleisi enfatizou que, sem a parceria com os municípios, a execução das políticas federais não é possível, pois são as prefeituras as responsáveis por implementar programas nas áreas de assistência social, saúde, educação e habitação.
“A gente trazendo pra cá o governo federal, os ministérios, as empresas, na realidade facilita um pouco para que (as pessoas) tenham acesso ao serviço. Eu ouvi as coisas que estão emperradas, pedir informação, pedir recursos, propor projetos, então a gente acha que isso ajuda e facilita a integrar", explicou a ministra na abertura do evento.
Casa da Mulher Brasileira
Atualmente, 11 unidades da Casa da Mulher Brasileira estão em funcionamento no país, sendo quatro inauguradas sob a atual gestão do Ministério das Mulheres. Outras 31 encontram-se em diferentes etapas de implementação, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Para garantir transparência e acompanhamento da execução, o Ministério das Mulheres disponibiliza o Painel de Monitoramento, com dados sobre cada unidade, incluindo localização, valores investidos e previsão das próximas etapas.
Caravana Federativa
A Caravana Federativa segue até esta sexta-feira (31) no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), reunindo representantes de ministérios, autarquias e empresas estatais para apresentar programas, tirar dúvidas e consolidar parcerias com prefeitos e gestores públicos de todo o estado.