Notícias
MULHERES NA CIÊNCIA
Começa a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília
Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)
A ministra Márcia Lopes participou, nesta segunda-feira (20), da abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília (DF). Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, o evento reúne atrações educacionais e artísticas gratuitas, abertas ao público, para incentivar o debate sobre sustentabilidade e preservação ambiental.
Criada em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivo destacar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e para a melhoria da qualidade da educação científica no Brasil. O evento é voltado a alunos e professores da educação básica, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica da rede pública e particular de ensino.
Durante a cerimônia de abertura, a ministra Márcia Lopes destacou o papel das mulheres no avanço científico e na construção de soluções sustentáveis para o país. “Vivam as mulheres da ciência, que enfrentaram ao longo de tantas décadas o preconceito e o julgamento sobre sua capacidade de construir, criar e ser cientista. As mulheres são persistentes, resistentes e as conquistas têm sido incríveis”, declarou.
Presente no evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, falou sobre a importância de inspirar os jovens do Brasil e despertar novas vocações na área da ciência.. “Queremos promover ambientes digitais seguros, inclusivos e educativos, estimulando pesquisadores e startups a encontrarem soluções tecnológicas de proteção. É a ciência como aliada na defesa da infância”, afirmou a ministra.
Também estavam presentes na abertura a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania Macaé Evaristo, o secretário de Ciência e Tecnologia para Desenvolvimento Social (SEDES) Inácio Arruda, o deputado federal Rodrigo Hollenberg e o presidente do CNPG George Seigneur.
Incentivo de mulheres jovens na STEM
Com o 0bjetivo de incentivar mais mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), o Ministério das Mulheres instaurou o programa Asas para o Futuro, com foco especial na participação de jovens mulheres em situação de vulnerabilidade. O programa oferece oportunidades de formação, apoio financeiro e inserção profissional em setores estratégicos para o desenvolvimento do país.
>> Clique aqui para saber mais.
Prêmio Mulheres e Ciência
Outra iniciativa do Governo do Brasil que visa promover a diversidade e a inclusão de mulheres nas áreas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil é o Prêmio Mulheres e Ciência. A premiação reconhece a excelência de pesquisadoras e o trabalho de instituições em prol da equidade de gênero, com diferentes valores para cada categoria, e busca inspirar mais mulheres a seguirem carreiras científicas.
Lançado no dia 8 de de outubro, o edital do 2º Prêmio Mulheres e Ciência reconhece pesquisadoras e instituições que se destacam pela excelência científica, impacto de suas trajetórias e compromisso com a equidade de gênero no meio acadêmico. As inscrições estarão abertas até 24 de novembro de 2025, pelo site do CNPq, e a premiação das vencedoras ocorrerá em março de 2026, em Brasília. A iniciativa é uma parceria entre o MCTI, CNPq, Ministério das Mulheres, British Council no Brasil e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).