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21 DIAS DE ATIVISMO
Encontro nacional do Ligue 180 fortalece rede de atendimento em 15 estados
Realizado nesta terça (9) e quarta-feira (10), o segundo encontro dos pontos focais da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 reuniu representantes de 15 estados que firmaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério das Mulheres. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a articulação da rede de atendimento e qualificar o acolhimento às mulheres em situação de violência. Participaram representantes do Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.
O encontro teve como foco o alinhamento de fluxos de trabalho para assegurar o encaminhamento ágil e eficiente das denúncias às unidades competentes, garantindo que cada caso receba a devida atenção e o encaminhamento adequado. A parceria também busca fortalecer a coordenação e a execução dos acordos regionais, além de ampliar a divulgação dos canais de atendimento do Ligue 180, com destaque para a inclusão de recursos acessíveis, como a videochamada em Libras, que amplia o alcance do serviço para mulheres com deficiência auditiva.
A coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen dos Santos Costa, ressaltou a importância da articulação entre os entes federativos e da qualificação permanente do atendimento. “Quando uma mulher liga para o 180, ela não está fazendo uma simples chamada. Ela está buscando proteção, informação e amparo em um momento de grande vulnerabilidade. Por isso, é fundamental que os pontos focais dos estados e do Ministério Público trabalhem de forma integrada, com fluxos claros e pactuados, para que cada denúncia seja acolhida com responsabilidade e rapidez e se traduza em proteção concreta para as mulheres em todo o país”, destacou.
Durante o encontro, também foram apresentadas novas ferramentas do sistema do Ligue 180 para facilitar o trabalho dos pontos focais e melhorar a operacionalização do serviço. “Qualificamos o sistema que já existe, inserindo novas ferramentas, e construímos a proposta de um canal exclusivo de diálogo com os pontos focais, por meio de uma atendente virtual voltada para problemas sistêmicos da operacionalidade. A ideia é que as equipes nos estados tenham suporte mais rápido e direto, para que o sistema funcione de forma cada vez mais fluida”, explicou Nery Araújo, coordenadora de Atendimento do Ligue 180.
Boas práticas: a experiência do Tocantins
Outro momento importante do encontro foi a apresentação das boas práticas da Ouvidoria da Mulher da Secretaria da Mulher do Tocantins, ponto focal do Ligue 180 no estado. A partir do ACT firmado com o Ministério das Mulheres, a secretaria passou a incentivar que os municípios criassem ouvidorias da mulher, resultando na implementação de 39 novas ouvidorias em todo o estado. Denominada “Dê voz às mulheres – crie uma ouvidoria da mulher municipal”, a iniciativa oferece folder explicativo, manual de orientação, portaria-modelo e capacitação das ouvidoras municipais para o atendimento dos casos recebidos pelo Ligue 180, além da entrega de aparelhos celulares exclusivos para o serviço.
A experiência mostrou como a criação de um espaço seguro e humanizado de escuta, articulado à rede estadual de ouvidorias e à Delegacia da Mulher, qualifica o tratamento das demandas encaminhadas pelo 180 e fortalece o acolhimento e o encaminhamento das denúncias.
Acordos de Cooperação Técnica
Os ACTs têm como principal objetivo fortalecer a rede de atendimento e proteção às mulheres em situação de violência nos estados, integrando esforços entre o Governo do Brasil, os governos estaduais e o Ministério Público, para garantir que as denúncias sejam tratadas com eficiência e que as vítimas recebam o suporte necessário de forma ágil e eficaz.
“É um serviço essencial na vida das mulheres. Segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2024, mais de um milhão de mulheres e pessoas acessaram o canal. Quero parabenizar o Ministério das Mulheres por realizar esse encontro para garantir fluxos, procedimentos e monitoramento mais eficazes e humanizados para a vida das mulheres”, disse Camila Batista, superintendente da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia.
20 anos do Ligue 180
Símbolo do compromisso do Governo do Brasil com a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres, o Ligue 180 completou 20 anos em 25 de novembro. De janeiro a outubro de 2025, o serviço realizou mais de 877 mil atendimentos, uma média de 2.895 por dia.
Gratuito, seguro, sigiloso e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, o Ligue 180 oferece informações, apoio e orientação de forma acolhedora, por meio de ligação telefônica, WhatsApp (61) 9610-0180, e-mail central180@mulheres.gov.br e videochamada em Libras, com opção de atendimento em português, espanhol, inglês e Língua Brasileira de Sinais.
Guia Prático do Ligue 180
Em comemoração aos 20 anos do Ligue 180, o Ministério das Mulheres lançou o “Guia Prático – Ligue 180” durante sessão solene na Câmara dos Deputados. O guia tem como objetivo tornar o serviço mais visível, confiável e próximo das mulheres. A publicação fortalece a prevenção e o enfrentamento às violências contra as mulheres ao informar a população sobre o funcionamento da Central de Atendimento à Mulher para que todas as pessoas possam utilizar o serviço, não apenas mulheres em situação de violência.
>> Clique aqui para ter acesso ao guia.
21 Dias de Ativismo
O encontro com os pontos focais do Ligue 180 integra o calendário dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e do Racismo, campanha que se inicia em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e segue até 10 de dezembro, Dia Nacional dos Direitos Humanos. A campanha chama atenção para todas as formas de violência – física, psicológica, sexual, moral, patrimonial, política, digital, entre outras – e para a necessidade de políticas integradas de prevenção, proteção às mulheres e responsabilização dos agressores.