Notícias
A 5ª Conferência Municipal de Lapa foi realizada sexta-feira (11/09)
Município paranaense realiza mais de 30 pré- conferências de Políticas para as Mulheres
Colcha feita pelas participantes das pré-conferências. Foto: Divulgação SPM/PR
As mulheres da cidade da Lapa/ (PR) realizaram na última sexta-feira (11/09), no Clube Sete de Setembro, sua 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Organizada pela Coordenadoria de Igualdade de Gênero e Promoção da Cidadania e Secretaria Municipal de Inclusão e Ação Social, cerca de 150 pessoas – entre delegadas e convidadas - debateram como o Poder Público pode auxiliar no fortalecimento das políticas públicas e de novas iniciativas que visem os direitos e a ampliação da participação das mulheres na vida nacional, estadual e municipal, um dos eixos da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em março de 2016, em Brasília.
Devido à extensão territorial da Lapa e à distribuição da população, as organizadoras do evento optaram pelo modelo de pré-conferências visando mobilizar para a 5ª Conferência Municipal. As ideias norteadoras das pré-conferências foram tornar o processo o mais democrático possível, e de dar voz às lapeanas de vários segmentos sociais do campo e da cidade: trabalhadoras, educadoras, donas de casa, mulheres organizadas, das igrejas, terceira idade, grupo LGBT, mulheres da reciclagem, servidoras municipais, agentes de saúde, diretoras municipais etc.
Na abertura da 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres da Lapa, a presidente do Conselho Municipal da Mulher e Coordenadora de Igualdade de Gênero e Promoção da Cidadania, Carin Kleinschmidt, enfatizou a importância da participação na conferência como um meio de estimular e fortalecer o debate das políticas públicas, principalmente quanto ao empoderamento das mulheres em todos os segmentos da sociedade.
“Fico feliz quando vejo as mulheres de nossa cidade atuando de maneira mais participativa. Isso demonstra que o Poder Público, em conjunto com a sociedade civil, está conseguindo empoderar mais as mulheres”, afirmou a primeira mulher a ser eleita à Prefeitura da Lapa, Leila Klenk.
Representando a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), a secretária adjunta de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da pasta, Neuza Tito, afirmou: “É muito importante que sejam fortalecidas políticas que transformem as relações sociais e econômicas de desigualdade e discriminação entre mulheres e homens. A conferência municipal é um espaço fundamental de articulação e debate na busca de autonomia das mulheres e superação das desigualdades”.
Entre as propostas aprovados no encontro, está a ampliação de programas direcionados à mulher idosa, a conscientização de servidores públicos sobre as relações de gênero, o incentivo à formação de lideranças femininas, o fortalecimento dos grupos de mulheres na geração de renda, entre outras.
A 5ª Conferência elegeu as duas delegadas que irão representar Lapa na conferência estadual, prevista para acontecer de 03 a 05 de dezembro: a coordenadora de Igualdade de Gênero e Promoção à Cidadania, Carin Kleinschmidt, como representante do Poder Público, e a subtenente da 1ª CIPM, Arlete Drabeski Rosa, que representará a sociedade civil.
Colcha da participação
A cada pré-conferência, as mulheres da Lapa guardavam os retalhos de pano (algodão cru) que recebiam como forma de marcar suas participações nos eventos. Na última sexta-feira (11), elas apresentaram na 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres uma colcha reunindo os retalhos (unidos com bico de crochê colorido) com o nome de cada uma delas e várias mensagens que reportavam aos encontros.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR