Declaração Regional sobre Economia Circular para Ação Climática apresentada na COP30
-
Programação
A diretora do Departamento de Novas Economias da SEV/MDIC, Sissi Alves da Silva, foi a responsável pela leitura da Declaração Regional sobre Economia Circular para Ação Climática durante as programações da COP30 em Belém do Pará.
O documento foi aprovado pela Coalização de Economia Circular para a América Latina e o Caribe, grupo do qual o Brasil ocupa a presidência do comitê diretivo.
A Declaração consolida a visão e o compromisso dos países da América Latina e do Caribe em integrar a circularidade como eixo central do desenvolvimento sustentável.
Também reconhece a economia circular como um instrumento estratégico para enfrentar os desafios climáticos, de biodiversidade e de poluição, promovendo uma transição justa, inclusiva e regenerativa.
A Declaração Regional sobre Economia Circular para Ação Climática foi apresentada oficialmente durante o painel “Da natureza à ação climática: repensando os biomateriais numa economia circular”, organizado em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur.
Na sessão, realizada na Green Zone dia 12/11, foram anunciadas as principais mensagens e compromissos da Declaração, destacando o papel da cooperação regional, da inovação e do financiamento sustentável como pilares para acelerar esta transformação.
(Confira na íntegra a Declaração Regional sobre Economia Circular)


