Notícias

CETENE/MCTI encerra 7ª edição do programa Futuras Cientistas

Iniciativa incentiva alunas a partir do ensino médio a participarem das carreiras científicas por meio da imersão e contato com pesquisadores de grandes universidades
Publicado em 19/07/2021 17h08
E6rlwcJWYAglGXe.jpg

Divulgação CETENE/MCTI

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa subordinada ao MCTI, promoveu nesta segunda-feira (19), de forma online, o encerramento da 7ª edição do programa Futuras Cientistas. A iniciativa incentiva alunas a partir do ensino médio a participarem das carreiras científicas por meio da imersão e contato com pesquisadores de grandes universidades.

O evento teve participação de jovens que fizeram parte do programa e compartilharam suas experiências, a importância da presença de mulheres na ciência e a relevância em ocuparem espaços. O programa é promovido pelo CETENE/MCTI, em parceria com o Consulado dos Estados Unidos em Recife (PE); Governo do Estado de Pernambuco; Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e Universidade Harvard.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, gravou uma mensagem para as participantes que foi exibida no evento. “Eu gostaria de parabenizar o CETENE pela 7ª edição do programa Futuras Cientistas. Nós precisamos de mulheres na pesquisa para termos mais sucesso com a ciência, tecnologia e inovações. Parabéns pelo trabalho de todos que fizeram com que o evento acontecesse. Contamos com vocês, mulheres, para o futuro do planeta como um todo”, disse.

Giovanna Machado, diretora do CETENE/MCTI, lembrou a participação histórica de mulheres na história da ciência. “É importante lembrar que sem grandes cientistas como Marie Curie, Lise Meitner, Katherine Johnson, a ciência poderia estar atrasada nas áreas de química, biologia e matemática. Acreditamos que, ao concluir essa imersão científica, essas 30 meninas possam agraciar a ciência com os seus trabalhos. Aos nossos parceiros, agradecemos a confiança pela execução de mais uma edição”.

O programa, tradicionalmente realizado no recesso escolar de verão, desta vez ocorreu no meio do ano após um período de adaptação para o modelo online. O Futuras Cientistas é dividido em 4 módulos: o primeiro de imersão científica, com carga horário de 80h, seguido por um módulo de grupo de estudos, de 20h – os dois primeiros módulos também são apoiados com bolsas de estudos. O terceiro e quarto módulos são realizados quando a participante já entrou no nível superior, e consistem em acompanhamento e um programa de iniciação científica.

O final da transmissão contou com apresentação de resultados das pesquisas das alunas com os laboratórios participantes. Confira a íntegra do evento em https://www.youtube.com/watch?v=Az2GWf07Bwk

Ciência e Tecnologia