Notícias

Uso Público

Parque Nacional do Iguaçu celebra 82 anos de criação

Publicado em 08/01/2021 18h13 Atualizado em 11/01/2021 11h20
152_parna_iguacu_André Dib© (1).jpg

Foto: André Dib - Foto: André Dib

O Parque Nacional do Iguaçu comemora 82 anos de criação neste domingo, dia 10 de janeiro. Porém, esse ano não haverá o tradicional corte do bolo, que historicamente era compartilhado com visitantes, funcionários, comunidade e autoridades, no Centro de Visitantes da unidade de conservação. A festa do aniversariante será simbólica por conta dos protocolos de proteção neste período de pandemia do coronavírus. Para celebrar a data, foram selecionadas 82 fotografias, confira aqui.

Considerado uma das unidades de conservação federal mais visitadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque colabora para o desenvolvimento da economia local e regional. Desde 2019, o Parque Nacional do Iguaçu conta com a gestão dos serviços de visitação turística realizada pela concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., empresa que integra o Grupo Cataratas. No ano passado, por meio do Decreto Presidencial nº 10.147/2019, a unidade de conservação foi incluída no portfólio do PPI para fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, com previsão do custeio de ações de apoio à conservação, à proteção e à gestão, já que a concessão vigente precisa ser renovada. 

Atualmente, existem seis parques nacionais concessionados nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Pernambuco. Outros 18 estão em processo de concessão, já no novo modelo proposto pelo governo atual, como os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, ambos localizados no região Sul do país. 
Beleza cênica - A sua riquíssima biodiversidade e a raridade de beleza cênica contribuíram para transformar o Parque Nacional do Iguaçu em Patrimônio Natural da Humanidade, no ano de 1986, e no abrigo da Maravilha Mundial da Natureza, no ano de 2011, em votação mundial. Atualmente, o parque realiza ações de visitação pública, pesquisa, educação ambiental e proteção. Todo esse cuidado e trabalho integrado proporciona aos visitantes condições únicas e inesquecíveis de contato com uma das mais raras feições da natureza. 

O Parque Nacional do Iguaçu está aberto para a visitação pública, todos os dias, das 8h às 16h. Os ingressos para visitar a unidade são vendidos exclusivamente on-line, no site www.cataratasdoiguacu.com.br. E como neste momento o parque está com limitação de público por hora, o visitante precisa realizar a aquisição e agendar o dia e o horário da visita. A compra está sujeita à disponibilidade de vagas. Não há restrição de idade para fazer o passeio. 

Comunicação ICMBio

comunicacao@icmbio.gov.br