Notícias

Concessões

Governo Federal prioriza concessões de mais nove parques nacionais

Publicado em 04/01/2021 13h59 Atualizado em 04/01/2021 17h38
parna_saojoaquim_MarcusZilli.jpg

- Foto: Marcus Zilli

A agenda de concessões do Ministério do Meio Ambiente (MMA) deu mais um importante passo na última quarta-feira (23). Os parques nacionais de Anavilhanas (AM), Serra da Bocaina (RJ), Jaú (AM), Serra dos Órgãos (RJ), Ubajara (CE), Serra da Capivara (PI), Chapada dos Guimarães (MT, Serra da Bodoquena no MS) e a Floresta Nacional de Brasília (DF) foram qualificados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A partir da resolução publicada, os parques — geridos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) — avançam na direção do processo de concessão, que envolve estudos de viabilidade, planos de manejo, consultas públicas e mais, com critérios técnicos e de participação da sociedade.

Além de fortalecer a proteção do meio ambiente, o novo modelo de concessões do governo tem como objetivo aprimorar os serviços e a experiência turística, fomentando a educação ambiental, gerando emprego e renda no entorno e avanços na infraestrutura da região. A perspectiva é que a concessão amplie ainda mais os atrativos de visitação como a abertura de novas trilhas, construção de banheiros, estacionamento, brigadas de incêndios, locais de alimentação.

Atualmente, já existem sete parques nacionais concessionados nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia e Pernambuco.