Notícias

Uso Público

Cursos de idiomas gratuitos qualificam condutores de visitantes e guias de turismo para atuação em parques nacionais

A iniciativa vai capacitar condutores e guias de unidades espalhadas por todo o País
Publicado em 05/07/2021 18h06 Atualizado em 29/07/2021 11h42
imagem.jpg

Até o dia 18 de julho, guias de turismo e condutores de visitantes que atuam em unidades de conservação de todo o Brasil podem inscrever-se em cursos de idiomas gratuitos oferecidos pelo Governo Federal. As 3.800 vagas ofertadas são fruto de parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e o Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Os cursos têm carga horária de 200 horas, com conteúdo adaptados ao cenário atual, que vão ajudar os selecionados na compreensão, fala e escrita da língua no nível básico, para atender às demandas de visitantes estrangeiros em Unidades de Conservação, com objetividade e cordialidade. A iniciativa vai capacitar os condutores e guias de unidades espalhadas por todo o País, com aulas semanais, ao vivo.

A iniciativa faz parte da Seleção Simplificada de Condutores e Guias de Turismo para Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) de Inglês e Espanhol aplicados a serviços turísticos. As aulas serão realizadas entre agosto deste ano e maio de 2022. Para obter mais detalhes, conhecer os requisitos e participar do processo, basta acessar o edital e o formulário de inscrição no Portal IFTO.

Parque+

A ação tem sinergia com o programa Parque+, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em 2021 e baseado em quatro eixos: acessibilidade, com ações de distribuição de cadeiras de rodas adaptadas para trilhas de ecoturismo; conectividade, com instalações de antenas de Wi-fi por parques nacionais; trilhas de longo curso, por meio da ampliação e padronização da RedeTrilhas; e melhorias em infraestrutura e serviços em parques nacionais de todo o Brasil.

Para obter mais detalhes, conhecer os requisitos e participar do processo, basta acessar o edital e o formulário de inscrição no Portal IFTO.