Notícias

Proteção

Brigada de pronto emprego se apresenta em Brasília

Os 100 brigadistas que integram a brigada atuarão em território nacional
Publicado em 25/06/2021 19h37 Atualizado em 26/07/2021 11h48
brigada.jpg

Na última quinta-feira (24), a brigada de pronto emprego se apresentou oficialmente em Brasília (DF). A contratação de novos brigadistas faz parte de uma ação conjunta do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para prevenção e combate a incêndios.

A brigada Wellington Peres, nomeada em memória do servidor do ICMBio, contempla 100 brigadistas, divididos em 14 esquadrões. A brigada estará à disposição para atendimentos em Unidades de Conservação (UCs) de todo o País, preparada para atuar em todos os biomas.

Na época de incêndios, o ICMBio precisa deslocar brigadistas entre as unidades de conservação, sem desguarnecer as unidades de conservação de origem, sem contar o acionamento de outros parceiros como o Ibama/PrevFogo e as corporações de bombeiros militares. Com a formação da nova brigada, os acionamentos para combate ao fogo serão otimizados, garantindo maior rapidez no deslocamento e na chegada ao incêndio.

Esta iniciativa integra a logística operacional do ICMBio e MMA para fortalecer a prevenção e combate aos incêndios. Além dos cem brigadistas nacionais, o ICMBio está em processo de finalização da contratação de 1,5 mil brigadistas para atuar nas UCs, além da aquisição e modernização de viaturas e equipamentos de proteção individual, bem como o aprimoramento técnico dos brigadistas já contratados e dos especialistas de fogo do órgão.