Notícias

Uso Público

APA Costa dos Corais lança guia para auxiliar à formação de condutores de visitantes

Publicado em 15/12/2020 16h45 Atualizado em 05/01/2021 15h24
GUIAapacostacorais (1).jpg

A Área de Proteção (APA) Costa dos Corais lançou um Guia Didático para auxiliar nas formações de condutores de visitantes na unidade de conservação em Alagoas. O Guia é um material consultivo de fácil entendimento, e ajudará no curso de formação de condutores de visitantes. O material aborda conteúdos como a importância das unidades de conservação, funcionamento, gestão e instrumentos legais, gestão participativa, contexto sociocultural, biodiversidade, serviços ambientais e turismo responsável. 

O material é fruto do Projeto Conduta Responsável na APA Costa dos Corais realizado e elaborado pelo Instituto Yandê e o ICMBio Costa dos Corais, com a parceria do Instituto Bioma Brasil, o Projeto Conservação Recifal, além do apoio da Fundação Toyota do Brasil e da Fundação SOS Mata Atlântica. 

Segundo Diego Santos, membro do Instituto Yandê e instrutor do curso de Conduta Responsável na APA Costa dos Corais, o guia eleva o nível dos cursos, pois dessa maneira os condutores terão um material consultivo para acompanhar o desenvolvimento das aulas. Segundo Lilian Miranda, analista ambiental do ICMBio, o condutor de visitantes da APA Costa dos Corais tem um papel fundamental na proteção da Unidade e na experiência do visitante.  

“O curso de condutores é a principal ferramenta de capacitação, possibilitando uma troca de experiências muito rica entre a gestão e os prestadores de serviços. O guia é a consolidação de uma estratégia de comunicação já adotada pela UC, que considera a realidade de cada público na elaboração dos materiais”, ressalta Lilian. 

Acesse aqui o Guia para condutores de visitantes  

 

Comunicação ICMBio

comunicacao@icmbio.gov.br