Notícias
Década do Oceano
Primeira expedição de 2025 ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo conta com equipe de peso pela conservação do oceano
Equipe embarcada inclui oficiais da Marinha, Diretoras do MMA e do ICMBio, além de pesquisadores da UFES, FEST, UFRN e UFRPE.
Começou no dia 13 e segue até 23 de janeiro mais uma expedição de apoio ao desenvolvimento tecnológico da nova Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. Desta vez, integram a equipe a bordo do navio Araguari, representantes do ICMBio, Ministério do Meio Ambiente, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Fundação Espírito-Santense de Tecnologia - FEST, além da coordenação da Secretaria da Comissão Interministerial de Recursos do Mar (SECIRM) e pesquisadores ligados ao Programa PRO-ARQUIPÉLAGO.
Desde março de 2024, o ICMBio e a Marinha do Brasil firmaram parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) para a construção de uma nova Estação Científica. Esta será a terceira edificação erguida no local, servindo de base para pesquisadores da biodiversidade marinha oceânica.
Até agora, as etapas do projeto executadas incluíram estudos, reuniões, pesquisas de materiais, e análises e testes realizados na própria ilha onde a Estação será instalada.
A nova Estação Científica do arquipélago de São Pedro e São Paulo deve ser concluída em 2026 e tem o desafio de ser cada vez mais resistente às intempéries características do arquipélago oceânico, como tremores de terra, mar revolto e dificuldade de acesso. Há também o esforço de reduzir ao máximo o impacto ambiental da obra.
Foco nas Unidades de Conservação Oceânicas
A expedição também teve como objetivo a visita a outras duas ilhas oceânicas protegidas por Unidades de Conservação: Atol das Rocas e Fernando de Noronha.
Para Júlio Rosa, chefe do ICMBio Grandes Unidades Oceânicas, esta foi uma grande oportunidade para que diretores e autoridades dos órgãos ambientais pudessem conhecer de perto algumas características peculiares das ilhas, os desafios de gestão dessas unidades de conservação oceânicas, “especialmente no que diz respeito às condições logísticas de transporte, garantia de habitabilidade e conforto aos pesquisadores que atuam nessas ilhas, e buscar soluções que sejam comuns a todas as UCs oceânicas”.
Confira a equipe integrante da expedição:
- Contra Almirante Ricardo Jacques Ferreira (SECIRM);
- Capitão de Fragata Marco Antônio Carvalho de Souza (SECIRM), gerente do Programa PRÓ-ARQUIPÉLAGO;
- Jackeline Nóbrega, analista ambiental e chefe substituta do ICMBio Grandes Unidades Oceânicas;
- Jamille Santos, Assessora da Diretoria de Planejamento, Administração e Logística do ICMBio;
- Iara Vasco, Diretora da Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio;
- Ana Paula Prates, Diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira, do MMA;
- Profº Dr. Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro (Reitor - UFES);
- Profª Drª Cristina Engel de Alvarez (Pró-Reitora da UFES) e responsável pelo projeto de engenharia e construção da nova estação científica do arquipélago de São Pedro e São Paulo
- Profº Dr. Jorge Eduardo Lins Oliveira (Professor - UFRN), Coordenador Científico do Pró Ilhas
- Patrícia Bourguignon Soares (Gerente de Projetos - FEST);
Integram também a expedição, pesquisadores da UFES, UFRPE, UFRN.