Notícias
Primeiro animal atendido pelo Cetas do Ibama em Santa Maria (RS) retorna à natureza
Corujinha caburé permaneceu 14 dias sob os cuidados da equipe técnica do Cetas em Santa Maria (RS) - Foto: Divulgação/Ibama
Brasília/DF (21/01/2026) - O primeiro animal recebido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Santa Maria (RS) foi devolvido à natureza em apenas duas semanas. A corujinha caburé (Glaucidium brasilianum) permaneceu todo o período no Cetas sob cuidados da equipe técnica até ser considerada apta para o retorno ao ambiente silvestre.
Durante o período de permanência no Cetas, a ave passou por triagem, avaliação clínica e comportamental, além de receber alimentação e suplementação adequadas. As análises indicaram que o animal apresentava comportamento típico da espécie, sem sinais de domesticação, boa aptidão de voo e condições físicas compatíveis com a soltura. A devolução à natureza ocorreu no último dia 9, em uma área de Mata Atlântica bem preservada nas proximidades de Santa Maria. Logo após a liberação, a corujinha voou em direção ao interior da mata, comportamento esperado e indicativo do sucesso do processo de reabilitação.
Segundo o chefe do centro, Leonardo Benites, a soltura simboliza o papel técnico e ambiental da unidade. “A devolução dessa corujinha caburé à natureza representa a essência do trabalho desenvolvido nos Centros de Triagem do Ibama. Nosso foco é garantir que cada animal receba avaliação criteriosa e, sempre que possível, tenha condições reais de retomar seu papel ecológico no ambiente natural”, afirmou.
Cetas: estratégica do Ibama para proteger fauna silvestre
Os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) são unidades responsáveis pelo recebimento de animais silvestres apreendidos em ações de fiscalização, resgatados ou entregues voluntariamente pela população. Nos centros, os animais passam por identificação, avaliação clínica, tratamento, recuperação e reabilitação. Sempre que possível, são devolvidos à natureza, seu destino final.
Entre 2020 e 2025, os Cetas do Ibama em todo o país receberam mais de 370 mil animais silvestres, dos quais 61% puderam retornar ao seu habitat após os cuidados necessários, um resultado que evidencia a relevância dessas estruturas para a conservação da fauna brasileira.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
