Notícias
Operação Piraíba combate pesca predatória e extração ilegal de madeira em Tocantins
Apreensão de troncos de madeira ilegal no Tocantins - Foto: Divulgação/Ibama
Palmas/TO (20/02/2026) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, este mês, a Operação Piraíba na bacia do Baixo Tocantins, compreendendo a área que vai de Abaetetuba (TO) até Baião (TO). A ação visa garantir a conservação e a sustentabilidade da pesca mantendo o equilíbrio da biodiversidade aquática na região.
Com o apoio do Grupamento Fluvial do Estado do Pará e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Igarapé-Miri (TO) e de Cametá (TO), foram fiscalizados vários rios da região, fazendo cumprir os períodos de defeso para múltiplas espécies de pescados e buscando garantir os períodos de reprodução de várias espécies.
No total, foram apreendidos cerca de 4,5 quilômetros de redes de pesca, sendo 2.800 metros em Igarapé-Miri e 2.300 metros em Cametá, que se encontravam lançadas nos rios, descumprindo o período de defeso e acordos de pescas vigentes na região do Baixo Tocantins.
Além da fiscalização pesqueira, a operação monitorou o transporte de produtos madeireiros nos cursos dos rios da região, resultando em autuações e apreensões de 350 metros cúbicos de madeira extraída irregularmente. As embarcações que faziam o transporte do material também foram apreendidas pelos fiscais.
Assessoria de Comunicação Social
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
