Notícias
Operação do Ibama, PF e Inema apreende 1,58 tonelada de barbatanas de tubarão na BA
Responsáveis pelos crimes ambientais foram conduzidos à Polícia Federal - Foto: Divulgação/Ibama
Salvador/BA (18/02/2026) – Em operação articulada com a área de inteligência de outras instituições, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) identificou e apreendeu 1.583 kg de barbatanas de tubarão que estavam em local utilizado para beneficiamento e armazenamento ilegais do produto, em Rodelas (BA), na última quinta-feira (12).
A carga apreendida tem alto valor comercial, contendo barbatanas de espécies marinhas, algumas delas ameaçadas de extinção. O produto é especialmente visado pelo tráfico internacional para fins alimentícios e medicinais. O local onde houve a apreensão, situado na zona rural do município, funcionava como uma espécie de unidade de secagem e preparo das barbatanas e foi embargado pelos agentes ambientais. Uma balança de precisão também foi apreendida.
Quatro brasileiros, incluindo um adolescente, e três chineses estavam envolvidos no crime ambiental e foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro (BA). Os responsáveis pelos ilícitos foram autuados e responderão por crimes contra a fauna (beneficiamento de produto sem origem e ausência de licença para a atividade), receptação qualificada e corrupção de menores.
A ação do Ibama foi articulada com a Polícia Federal e com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Crime ambiental
As barbatanas são frequentemente obtidas pelo método conhecido como finning, em que as nadadeiras do tubarão são removidas e o animal é descartado ainda vivo no mar, prática altamente cruel e responsável por severos impactos ambientais, especialmente em espécies ameaçadas de extinção.
A legislação brasileira proíbe a captura dirigida de tubarões e estabelece como crime armazenar, transportar, beneficiar ou comercializar partes desses animais sem autorização.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
