Notícias
Mais de 800 quilos de agrotóxicos ilegais são apreendidos em Goiás
Os produtos ilegais estavam dissimulados em embalagens de fertilizantes - Foto: Polícia Militar de Goiás
Goiânia/GO (26/01/26) – Uma operação integrada entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as polícias Militar e Civil de Goiás e a Receita Federal do Brasil resultou na apreensão de mais de 800 quilos de agrotóxicos contrabandeados. A ação ocorreu última quinta-feira (22), no município de Edeia (GO).

- Fiscais do Ibama utilizaram tecnologia capaz de identificar as substâncias com precisão – Foto: Divulgação/Ibama/GO
Durante a fiscalização, foram interceptados dois veículos que transportavam a carga ilegal na rodovia GO-320. De acordo com a apuração, eles vieram do Paraguai e estavam a caminho do Tocantins. Os produtos foram acondicionados dentro de embalagens de fertilizantes para fins de dissimulação. Porém, se tratava de agrotóxicos proibidos no Brasil, que podem causar malefícios ao meio ambiente e à saúde de quem os manuseia ou consome alimentos onde foram aplicados.
Para a análise dos produtos, o Ibama utilizou um equipamento com espectroscopia de infravermelho, capaz de identificar e quantificar substâncias químicas por meio de sua “impressão digital” molecular. “O uso dessa tecnologia garante análises rápidas, precisas e confiáveis, essenciais para a proteção ambiental e da saúde pública”, explica o analista ambiental do Ibama Jesse Rosa, que coordenou a operação fiscalizadora.
Um homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil situada no município. Uma caminhonete e todo o material dissimulado foram apreendidos. O prejuízo estimado aos criminosos é de, aproximadamente, R$ 1,2 milhão. “Essa ação é mais um exemplo da eficácia da atuação integrada entre fiscalização ambiental e investigação policial no enfrentamento ao contrabando de agrotóxicos”, acredita Jesse.
Assessoria de Comunicação Social
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015