Notícias
Jardins da Sede do Ibama recebem mudas de plantas nativas
Os presidentes do Ibama, Rodrigo Agostinho, e da SBP, Ricardo Pimenta - Foto: Vinicius Cardoso/Ascom/Ibama
Brasília/DF (18/02/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu a doação de 17 espécimes de flora nativa da Sociedade Brasileira de Palmeiras (SBP). As mudas, vindas de São José do Rio Preto (SP), serão plantadas nos jardins da Sede do Instituto, na capital federal. Uma palmeira coco-de-quarta-mirim (Syagrus lorenzoniorum) já foi plantada, na última sexta-feira (13), na presença dos presidentes do Ibama, Rodrigo Agostinho, e da SBP, Ricardo Pimenta.

- Os presidentes do Ibama e da SBP plantando uma palmeira endêmica do Cerrado - Foto: Vinicius Cardoso/Ascom/Ibama
Dentre as espécies a serem cultivadas, há Zygia selloi, Philodendron ricardoi, Mauritiella armata, Copernicia laba, Chelyocarpus chuco, Itaya amicorium, Syagrus amicorium e Syagrus santosii, esta última endêmica do Brasil e criticamente ameaçada.
Para o presidente do Ibama, esse plantio demonstra, simbolicamente, a importância da conservação da flora e contribuirá para a valorização do espaço interno da sede da instituição. “Ficamos felizes de estabelecer parcerias como essa, com a Sociedade Brasileira de Palmeiras, e de receber esse presente antecipado pelo 37º aniversário do Ibama, celebrado este mês”, declarou Agostinho.
“Temos a certeza de que essas plantas serão muito bem cuidadas aqui no Ibama. A nossa intenção é não só conservar a flora, mas multiplicar e espalhar essas espécies no meio ambiente”, afirmou Pimenta. Na ocasião, ele também agraciou o presidente do Ibama com o livro Flora Brasileira – Arecaceae (Palmeiras), de Harri Lorenzi. A SBP é uma organização voltada à preservação, ao estudo e à divulgação do conhecimento sobre as palmeiras no país.
A parceria com a SBP foi viabilizada pela Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), por meio do projeto de Refloração e Refaunação, promovendo o enriquecimento dos jardins da sede do Ibama com as novas espécies nativas. Também participaram do plantio das mudas o coordenador da A3P, Marcelo Walsh, e o coordenador-geral do Centro Nacional de Educação Ambiental (Cenea) do Ibama, Heitor Nunes de Castro.
Assessoria de Comunicação Social
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015