Notícias
Ibama autua responsável por pesca ilegal de mero na praia de Candeias (PE)
Agente do Ibama realiza diligência na residência do investigado, na Região Metropolitana do Recife (PE) - Foto: Divulgação/Ibama
Brasília/DF (13/02/2026) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autuou o responsável pela pesca ilegal de mero (Epinephelus itajara), espécie classificada como ameaçada de extinção, na praia de Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), Região Metropolitana do Recife. O caso ganhou repercussão após a circulação, nas redes sociais, de vídeo que mostrava a captura do animal.
A denúncia chegou ao conhecimento da Superintendência do Ibama em Pernambuco (Supes/PE), quando foram iniciadas diligências para identificar o responsável pela infração.
Agentes ambientais do Ibama, com apoio da Polícia Militar de Pernambuco, realizaram ação fiscalizatória, que resultou na aplicação de multa no valor de R$ 5.000, com base no artigo 24 do Decreto nº 6.514/2008. Também foram apreendidos os equipamentos de pesca utilizados. O autuado foi formalmente notificado e poderá apresentar defesa administrativa nos prazos previstos na legislação.
A pesca do mero é proibida no Brasil, por se tratar de espécie sob risco de extinção. A captura configura infração ambiental e pode acarretar sanções administrativas e penais.
Mais informações:
O mero (Epinephelus itajara) é um peixe marinho da família Serranidae, a mesma das garoupas e badejos. Trata-se de uma das maiores espécies de peixes recifais do Atlântico, podendo ultrapassar 2 metros de comprimento e atingir mais de 400 quilos.
No Brasil, o mero é classificado como espécie ameaçada de extinção, em razão da sobrepesca histórica, da captura durante períodos reprodutivos e da degradação de habitats costeiros, como manguezais e recifes.
A pesca da espécie é proibida no país, como medida de proteção e recuperação populacional. A captura, transporte ou comercialização configuram infração ambiental, sujeita a sanções administrativas e penais previstas na legislação.
Assessoria de Comunicação Social
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015