Notícias
Servidores do Ibama são capacitados para identificação de tubarões
Participantes do workshop sobre identificação de tubarões e raias - Foto: Conservare Wild Consulting
São Paulo/SP (21/08/2025) – De 18 a 21 de agosto, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participaram do Workshop Nacional sobre Identificação de Espécies de Tubarões Listadas. O objetivo foi capacitar equipes de fauna na identificação das espécies incluídas nos apêndices da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites), tratado internacional que regula o comércio de animais e plantas silvestres ameaçados de extinção.
Promovido em Santos (SP), o encontro foi organizado pela Unidade Técnica do Ibama situada naquele município, em parceria com as seguintes instituições: WCS (Associação Conservação da Vida Silvestre do Brasil e da Argentina), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Receita Federal do Brasil, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Mais do que aprender a reconhecer espécies, a proposta foi fortalecer a fiscalização ambiental e garantir que o Brasil esteja cada vez mais preparado para combater o comércio ilegal que ameaça os mares. Participaram servidores do Ibama vindos do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, do Ceará e do Distrito Federal; representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo; e pesquisadores e professores da Unesp.
A condução técnica ficou a cargo da renomada Dra. Rima W. Jabado, referência mundial em conservação de tubarões e raias, fundadora do Elasmo Project e membro do Grupo de Especialistas em Tubarões e Condrictes da IUCN. Com sua experiência internacional, ela trouxe dados atualizados sobre o comércio global das 150 espécies de tubarões e raias listadas na Cites, além de conduzir atividades práticas com identificação de animais inteiros, peles, partes e derivados.
No fim do encontro, os servidores destacaram a importância da troca de conhecimento e da oportunidade de contato com especialistas internacionais. Mais do que uma capacitação, o workshop representou um passo fundamental para reforçar a proteção de espécies-chave para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015