Notícias
Seminário do Ibama aborda uso de ferramentas de monitoramento da flora em Sergipe
Seminário do Ibama promoveu gestão mais eficiente do uso da flora em Sergipe - Foto: Divulgação/Ibama
Aracaju/SE (30/05/2025) – Um seminário sobre os sistemas de controle, monitoramento e fiscalização do uso dos produtos florestais DOF+ e Sinaflor+, que são geridos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi concluído nessa quinta-feira (29), em São Cristóvão (SE). O objetivo foi orientar órgãos locais de cinco municípios de Sergipe sobre o uso das ferramentas, para promover uma gestão mais eficiente no controle dos recursos da flora.
O evento ocorreu em campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por dois dias, com participação de representantes dos municípios de São Cristóvão, Lagarto, Itabaianinha, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, além de servidores da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema).
Para Iris Rianne Santana, chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama em Sergipe, o evento possibilitou o alinhamento técnico de entes que compõem o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). “O intuito foi fortalecer a governança ambiental e adequar as ações e orientações legais quanto ao controle da cadeia produtiva do setor madeireiro no estado”, declarou.
A coordenadora de Monitoramento do Uso da Flora (Coflo) do Ibama, Fernanda Simões, destacou a importância da capacitação para o cumprimento da legislação que regulamenta a emissão das autorizações de exploração de vegetação nativa e a padronização dos processos autorizativos. “Além disso, o uso dos sistemas federais de controle permite a disponibilização dos dados das autorizações em uma plataforma única facilitando o monitoramento da cadeia produtiva da madeira e a transparência dos dados”, afirmou a gestora.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015