Notícias
Representantes de empresa chinesa de energia elétrica visitam sede do Ibama
Da esquerda para direita Liceros Reis, Claudia Barros, Sun Peng - Foto: Vinícius Cardoso/Ibama
Brasília/DF (02/07/2025) – A Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu, em junho, representantes da empresa chinesa State Grid, responsável pela construção da linha de transmissão que vai de Graça Aranha (MA) até Silvânia (GO). A linha possui aproximadamente 1,6 mil quilômetros de extensão, passando por mais de 40 municípios, nos estados do Maranhão, do Tocantins, de Goiás e de Minas Gerais.
Na reunião, estiveram presentes o presidente da State Grid, Sun Peng; o diretor de HUV da empresa, Sun Zheng, responsável pelas operações de transmissão de eletricidade de ultra-alta tensão; e o diretor de HSE, Ricardo Felix, responsável pelas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho, fundiário, social e de governança; além da diretora de Licenciamento Ambiental do Ibama, Claudia Barros; e do diretor substituto de Licenciamento Ambiental, Liceros Reis.
Durante a reunião, vários assuntos relativos ao licenciamento ambiental foram tratados, incluindo as mudanças já realizadas no projeto visando à adaptação às mudanças climáticas e a expertise da equipe técnica do Instituto na condução de grandes projetos de linhas de transmissão. Foram abordados, ainda, os compromissos institucionais de ambas as partes com a gestão ambiental do empreendimento.
Sobre a linha de transmissão
Com aproximadamente 800 quilovolts (kV), a Linha de Transmissão Graça Aranha-Silvânia é considerada a maior da empresa chinesa fora da China. Ela permitirá o escoamento da geração de energia eólica e solar das regiões Norte e Nordeste para a integração dessa energia ao Sistema Integrado Nacional (SIN).
Considerando a energia excedente das fontes renováveis no Nordeste brasileiro, a linha de transmissão deverá contribuir para o equilíbrio energético nacional, na medida em que se tornará a principal estrutura de escoamento dessa energia.
O Ibama, responsável pela condução do licenciamento ambiental da obra, realizou cinco audiências públicas sobre o empreendimento em 2024, para debate sobre o projeto e seus impactos ambientais com a população afetada. Neste momento, o estudo de impacto ambiental do empreendimento se encontra em análise, visando ao exame da viabilidade ambiental.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015