Notícias
Prevfogo promove atividade de educação ambiental para brigadistas indígenas no MA
Educadora ambiental do Ibama transmite orientações para brigadistas indígenas - Foto: Divulgação/Ibama/MA
São Luís/MA (04/12/25) – Vinte brigadistas indígenas participaram, em novembro, da oficina de culminância das atividades de educação ambiental promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Amarante do Maranhão (MA). A atividade foi conduzida, ao longo de três dias, por integrantes da Equipe Técnica de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo-MA) e da Equipe de Educação Ambiental (EEA-MA), na aldeia Lagoa Comprida, na Terra Indígena (TI) Arariboia.
O objetivo da oficina foi incentivar a troca de experiências de brigadistas indígenas, lideranças e comunitários sobre atividades como a produção e o plantio de mudas, e a recuperação de áreas degradadas. Os 20 participantes atuam como pontos focais de educação ambiental nas respectivas brigadas.
Durante o evento, foram realizadas diversas atividades dinâmicas, a fim de estimular os brigadistas a mostrarem os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em suas áreas de atuação e os resultados que estão sendo alcançados, além de provocar reflexões sobre pontos que podem ser aprimorados.
Os participantes puderam interagir e conhecer os trabalhos dos demais educadores. “Momentos como esse fortalecem a integração, promovem trocas de experiências e geram motivação para dar continuidade aos trabalhos de prevenção aos incêndios florestais”, afirma a técnica ambiental Taíla Brito, que faz parte da Equipe de Educação Ambiental do Ibama no Maranhão.
Segundo Taíla, fortalecer as ações de educação ambiental é de relevante importância para a atuação preventiva na redução dos incêndios, considerando que uma das principais causas da disseminação do fogo são atividades humanas, e que o conhecimento sobre o trabalho da brigada favorece o apoio da comunidade.
De acordo com a Lei nº 14.944/2024, a educação ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. “As ações de sensibilização, educação e conservação ambiental estão entre as atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo que os brigadistas florestais devem estar aptos a executar”, explica Taíla.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
