Notícias
Operação Metaverso, do Ibama, fiscaliza 36 empresas madeireiras em MG
- Foto: Divulgação/Ibama
Belo Horizonte/MG (07/07/2025) – Dezesseis municípios na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) e das regiões central e centro-oeste de Minas Gerais foram alvo da Operação Metaverso, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de 30 de junho a 4 de julho deste ano. A fiscalização buscou apurar ilegalidades no setor madeireiro, por meio de vistorias em empreendimentos que se beneficiam de matéria-prima de origem florestal. O objetivo é coibir o comércio ilegal e garantir a rastreabilidade da cadeia produtiva, promovendo um ambiente de respeito à legislação e à conservação ambiental.
A operação, coordenada pela Superintendência do Ibama em Minas Gerais, fiscalizou 36 empresas, o que resultou em 32 notificações e em suspensões de atividade por descumprimento da legislação ambiental. Os agentes estimam que, nos últimos anos, os empreendimentos receberam cerca de 10 mil metros cúbicos de madeira nativa – o equivalente a 500 caminhões carregados de toras – sem a devida emissão do Documento de Origem Florestal (DOF), que é exigido no comércio da madeira. Também foi identificada a ausência de destinação final da madeira, procedimento obrigatório para estabelecimentos que utilizam essa matéria-prima na fabricação de móveis ou estruturas.
Com início na região do Triângulo Mineiro, a Operação Metaverso será gradualmente expandida para todo o território do estado, reforçando o compromisso da Superintendência do Ibama no estado com a proteção dos recursos naturais e com a preservação das florestas nativas.
Em todas as etapas da operação realizadas até o momento, foram fiscalizados 72 empreendimentos madeireiros, com 64 autuações aplicadas, além de paralisações de atividades impostas pelo Ibama. Os números evidenciam o alcance e a gravidade das práticas irregulares.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015