Notícias
Operação de desintrusão libera manguezais no Paraná
- Foto: Divulgação/Ibama-PR
Curitiba (07/02/2025) – Mais uma etapa de uma ação integrada de fiscalização em áreas litorâneas e de mangues foi realizada em Paranaguá (PR), com o envolvimento de 70 servidores de diversas instituições públicas, sob a coordenação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com o objetivo de combater o avanço de invasões e a degradação ambiental, foram demolidas 10 construções irregulares e retirados 20 caminhões de entulho.
A operação teve início em setembro de 2023 e, desde então, já foram demolidas 160 estruturas ilegais, bem como delimitações de parcelamento ilegal de solo em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e em manguezais. No total, foram retirados desses locais 275 caminhões de entulho, com capacidade média de 11 toneladas cada um, contribuindo para a recuperação da área.
“Os manguezais são ecossistemas fundamentais para a biodiversidade e para a manutenção do equilíbrio ambiental na região”, explica o coordenador da ação fiscalizatória e agente ambiental do Ibama, José de Souza Alves Filho. “Infelizmente, a expansão irregular da ocupação nessas áreas tem levado à destruição da vegetação e ao assoreamento da Baía de Paranaguá.”
A fim de coibir novas invasões, a ação fiscalizatória integrada continuará a ser realizada mensalmente, por prazo indeterminado. Além do Ibama, a operação conta com a participação de diversas instituições: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Paraná, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal (GCM) e as secretarias municipais de Meio Ambiente, de Obras, de Assistência Social, de Urbanismo e de Segurança Pública.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015