Notícias
Operação conjunta combate degradação em manguezais de Paranaguá (PR)
Área degradada na margem de manguezal em Paranaguá (PR) - Foto: Divulgação/Ibama
Curitiba/PR (20/05/2025) – Uma ação integrada de fiscalização conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Paranaguá (PR), na última sexta-feira (16), resultou na remoção de 882 toneladas de entulho de aterros das margens de manguezais localizados em Áreas de Preservação Permanentes (APPs). O objetivo da força-tarefa interinstitucional é conter a degradação dos manguezais e coibir ocupações irregulares.
A operação, realizada na comunidade Vila do Povo, contou com máquinas pesadas, como escavadeiras, pás carregadeiras e dez caminhões, num esforço para remover os aterros consolidados à margem do mangue e de interromper o avanço da degradação, além de preparar o terreno para ações de regeneração ambiental. Os agentes ambientais apuraram que casas chegaram a ser construídas dentro dos leitos dos rios, desrespeitando completamente o recuo mínimo de 50 metros estabelecido pela legislação ambiental.
Participaram da força-tarefa: Polícia Federal; Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); Guarda Civil Municipal (GCM); Instituto Água e Terra (IAT); e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Obras, de Assistência Social, de Urbanismo e de Segurança Pública de Paranaguá.
Ação Integrada de Fiscalização Ambiental (AIFA)
A operação realizada em Paranaguá consistiu na 22ª fase da Ação Integrada de Fiscalização Ambiental (AIFA), realizada desde setembro de 2023, envolvendo instituições públicas federais, estaduais e municipais com o objetivo de combater crimes ambientais relacionados à ocupação irregular de áreas protegidas e à degradação dos ecossistemas de mangue no município.
O plano da ação no município é dividido em duas fases: a primeira, focada em interromper a destruição ambiental; e a segunda, voltada à recuperação das áreas degradadas. Para isso, há uma articulação com o Ministério Público para o repasse de recursos federais.
Segundo informações obtidas na operação, R$ 43 milhões serão destinados ao município de Paranaguá para recuperação dos manguezais. Estão previstas ações estruturadas de replantio, cercamento, contenção de novas ocupações e educação ambiental junto às comunidades locais.
Importância do manguezal
Paranaguá abriga uma das maiores faixas contínuas de manguezais do Brasil, reconhecidos por sua importância ecológica e como berçário natural de espécies marinhas. Esses ecossistemas são fundamentais para a proteção da costa, a regulação do clima e a manutenção da vida marinha. Sua destruição, além de crime ambiental, compromete a sustentabilidade e o futuro da região.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
