Notícias
Madeireiras são alvos de fiscalização em Minas Gerais
Ibama fiscaliza madeireira na Operação Metaverso em MG - Foto: Ibama/MG
Uberlândia/MG (30/06/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu início à Operação Metaverso 2025 em Minas Gerais, com foco na fiscalização de empresas madeireiras. A ação busca combater irregularidades na comercialização de madeira nativa da Amazônia Legal, especialmente a ausência de emissão do Documento de Origem Florestal (DOF) e inconsistências nos dados do sistema DOF+.
A operação está prevista no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental e tem como objetivos verificar a legalidade das transações comerciais de madeira nativa; confirmar a compatibilidade entre o estoque físico e os dados no sistema DOF+; e adotar medidas contra infrações ambientais.
Como primeiros resultados, a equipe de fiscalização da Unidade Técnica (UT) do Ibama em Uberlândia vistoriou 13 empresas, resultando em 26 notificações e13 termos de suspensão. Cerca de 4,5 mil metros cúbicos de madeira irregular foram encontrados nos pátios vistoriados. Essa carga é suficiente para encher 269 caminhões bitrem, tipo de carreta que possui dois semirreboques acoplados, o que pode gerar multas no valor total de R$ 1,3 milhão. As autuações serão definidas após análise da documentação apresentada. A previsão é fiscalizar, em seis regiões do estado, cerca de 360 empresas que se cadastraram no sistema DOF+, mas não emitiram guias.
Segundo o chefe da UT Ibama em Uberlândia, Rodrigo Herles, a operação busca fiscalizar empreendimentos de comércio de madeira para combater acúmulo de créditos florestais irregulares encontrados dentro do sistema federal. “As principais espécies amazônicas alvo dessa operação são: peroba cupiúba, roxinho, cedrinho, angelim vermelho, jatobá, cumuru e tauari”, esclarece Rodrigo.
O DOF é a licença obrigatória para transporte e armazenamento de produtos florestais nativos no Brasil. Emitido eletronicamente, o documento garante a rastreabilidade da madeira desde a origem até o destino, sendo uma ferramenta essencial no combate ao desmatamento ilegal.
Sobre o DOF+
O DOF+ Rastreabilidade é a nova plataforma eletrônica criada pelo Ibama para aprimorar o controle da cadeia produtiva de produtos florestais nativos no Brasil. O sistema substitui o antigo DOF e introduz melhorias, como a rastreabilidade completa da madeira desde sua origem, utilizando um código vinculado à Autorização de Exploração Florestal (Autex) gerada no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). Isso permite acompanhar cada etapa da produção, do transporte e da comercialização, tornando o processo mais transparente e seguro.
Além disso, o DOF+ possibilita a emissão eletrônica de guias, integração com sistemas estaduais, controle em tempo real de estoques e movimentações, além de maior fiscalização sobre irregularidades ambientais. O sistema vem sendo adotado gradualmente e já é obrigatório para todas as novas autorizações. Seu objetivo principal é garantir a legalidade da madeira nativa no mercado, protegendo os recursos naturais e combatendo o desmatamento ilegal de forma mais eficiente.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
