Notícias
Ibama realiza repatriação de canários-da-terra venezuelanos apreendidos no Aeroporto de Manaus
Equipes do Ibama, com apoio de instituições parceiras, atuam na repatriação de canários-da-terra apreendidos, devolvidos à Venezuela - Foto: Divulgação/Ibama
Brasília/DF (16/12/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Amazonas (Cetas/AM), realizou, entre os dias 9 e 12 de dezembro, uma missão interestadual e internacional para a repatriação de 127 canários-da-terra (Sicalis flaveola flaveola) ao seu país de origem, a Venezuela.
As aves foram apreendidas pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, no momento em que seriam transportadas para Guarulhos (SP), com destino ao comércio ilegal de fauna silvestre. Após a apreensão, os animais foram encaminhados ao Cetas do Ibama no Amazonas, onde receberam atendimento técnico especializado e passaram por procedimentos de avaliação e monitoramento sanitário.
Com o apoio de especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Polícia Federal, foram realizadas análises morfológicas e de isótopos estáveis, que confirmaram que os espécimes possuem distribuição natural restrita ao território venezuelano, não sendo nativos do Brasil. Diante desse resultado, a soltura em território nacional não foi autorizada, uma vez que poderia causar impactos ambientais.
A partir dessa constatação, o governo brasileiro, por meio do Ibama, deu início às tratativas diplomáticas e técnicas necessárias para viabilizar a devolução dos animais ao país de origem, em articulação com as autoridades ambientais venezuelanas.
Na última quinta-feira (11/12), os 127 canários-da-terra foram entregues a representantes do órgão ambiental da Venezuela, concluindo com êxito o processo de repatriação.
A ação reforça o compromisso do Ibama com o combate ao tráfico de fauna, a cooperação internacional e a destinação ambientalmente adequada de animais silvestres apreendidos, assegurando que retornem, sempre que possível, ao seu ambiente natural de origem.
Não compre animais silvestres!
Ao recusar o comércio ilegal, você contribui para a preservação da fauna brasileira.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015