Notícias
Ibama publica Parecer de Extração Não Prejudicial (NDF) do gênero Cedrela
Exemplar de Cedrela fissilis - Foto: Alexander Accioly
Brasília (19/08/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acaba de disponibilizar o Parecer de Extração Não Prejudicial (em inglês: Non-Detriment Finding, cuja sigla é NDF) para o gênero Cedrela, incluído no Anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (Cites). A publicação foi feita em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), por meio do Programa de Crimes Florestais e Comércio Ilícito de Madeira (LEAP) e com o apoio da Iniciativa Internacional da Noruega para o Clima e as Florestas (NICFI).
O parecer reúne dados científicos sobre distribuição, estado populacional, práticas de manejo, impactos do comércio legal e ilegal, além de outras informações essenciais para embasar a emissão de licenças de exportação pela autoridade administrativa da Cites no Brasil.
“A publicação do NDF representa um passo fundamental para assegurar que a exploração e a exportação da madeira do gênero Cedrela ocorram de maneira sustentável, sem comprometer a sobrevivência da espécie na natureza”, afirma o coordenador-geral de Gestão e Monitoramento do Uso da Flora do Ibama, Allan Valezi Jordani.
A elaboração do documento foi coordenada pelo Ibama, na qualidade de autoridade científica da Cites, com o apoio de um grupo de trabalho multidisciplinar composto por integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Ministério Público de Mato Grosso, além de representantes da academia e da sociedade civil.
O NDF do gênero Cedrela está disponível no site do Ibama, na seção de publicações Cites. Os pareceres dos gêneros Dipteryx, Tabebuia e Handroanthus estão em fase final de revisão e tradução, devendo ser publicados ainda este ano.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015