Notícias
Ibama promove simulado de emergência sobre materiais radioativos
Exercício simulado de resgate de ave silvestre em tanque contaminado - Foto: CNEN
Salvador/BA (20/08/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, em 14 de agosto, um exercício simulado de emergência na Unidade de Concentração de Urânio (URA), operada pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité (BA). A atividade teve como principal objetivo avaliar a capacidade de resposta da INB em situações de risco envolvendo materiais radioativos.
A simulação contou com a participação das equipes de Emergências Ambientais e de Licenciamento Ambiental do Ibama na Bahia, além da contribuição de representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), na condução das atividades, e da Agência Nacional de Mineração (ANM), nas fases de planejamento, execução e avaliação do exercício. Além de testar a prontidão da INB, o simulado serviu como oportunidade de capacitação prática para os servidores do Ibama no enfrentamento de emergências ambientais em instalações nucleares.
O exercício simulou o vazamento de aproximadamente 9 mil litros de substâncias radioativas, provocados pelo rompimento de uma tubulação. O material atingiu o pátio da unidade e escorreu para a galeria de águas pluviais, a fim de representar risco ao ambiente e à segurança dos trabalhadores.
O cenário também incluiu variáveis de complexidade, como a ocorrência de chuvas intensas, para dificultar o acesso de reforços ao local, e o resgate de uma ave silvestre que havia caído em um tanque de água potencialmente contaminada. Esses elementos foram inseridos para aumentar o grau de dificuldade e tornar o treinamento mais próximo de uma situação real de emergência.
Na avaliação das equipes do Ibama, os respondedores da URA-INB agiram rapidamente e com precisão, demonstrando que estão devidamente treinados para esse tipo de emergência. As falhas observadas foram pontuais e de fácil correção, sendo consideradas naturais em um exercício de alta complexidade. O desempenho foi avaliado como positivo, tanto pelo Ibama, quanto pelas demais instituições envolvidas.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
