Notícias
Ibama organiza oficinas para revisão de processo político pedagógico da zona costeira de SC
Florianópolis/SC (05/05/2025) – Em busca de redesenhar novos caminhos da educação ambiental no litoral de Santa Catarina, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) integra a organização de uma série de encontros que vão além do ambiente virtual, os auditórios e o calor das trocas presenciais. Como parte da revisão do Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha do Brasil (PPPZCM).
A iniciativa é promovida nacionalmente pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, via Projeto GEF Mar, em conjunto com o Centro Nacional de Educação Ambiental do (Cenea) e o Comitê Intersetorial Permanente de Educação Ambiental do Ibama (Cipea). Também conta com a parceria de instituições locais, como a Superintendência do Ibama em São Paulo e a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. O objetivo é atualizar, de forma coletiva, o PPPZCM – um instrumento estratégico para orientar políticas públicas, projetos e ações educativas voltadas à conservação da biodiversidade e ao uso sustentável da zona costeira.
A primeira oficina aconteceu, em 29 de abril, e foi promovida pela Superintendência do Ibama em Santa Catarina em parceria com outras instituições, com uma Oficina Territorial sobre o estado, realizada de forma virtual, aberta à comunidade de educadores ambientais. Na ocasião, foram apresentados os fundamentos do PPPZCM e a Plataforma MonitoraEA-PPPZCM — um espaço colaborativo que permite mapear, cadastrar e monitorar iniciativas de educação ambiental voltadas ao litoral catarinense.
No mês de maio as oficinas serão realizadas de forma presencial. Os encontros irão acontecer em quatro cidades litorâneas do estado e prometem mergulhar profundamente nos desafios e oportunidades da educação ambiental na região. A programação presencial está assim distribuída:
- Garopaba – 12/05 (14h às 17h), no IFSC;
- Joinville – 14/05 (14h às 18h), no Campus da Univille;
- Itajaí – 19/05 (14h às 18h), na Univali – Campus Professor Edison Villela;
- Florianópolis – 20/05 (14h às 18h), local a confirmar.
Cada oficina será um espaço de escuta ativa, onde participantes poderão compartilhar experiências, refletir sobre práticas locais e cadastrar seus projetos na Plataforma MonitoraEA. O ambiente digital reúne ações alinhadas ao PPPZCM e fortalece uma rede nacional de iniciativas comprometidas com a sustentabilidade costeira.
Além disso, os encontros serão uma porta de entrada para quem deseja integrar a Rede de Comunidades de Aprendizagem do PPPZCM, espaço que articula educadores, gestores, pesquisadores e comunidades tradicionais em torno de uma agenda comum de transformação ambiental.
Explicando o PPPZCM
Lançado em 2021, o PPPZCM se consolidou como um guia para ações de capacitação, mobilização e articulação em territórios litorâneos e marinhos. Para esta nova etapa de revisão, o processo está sendo cuidadosamente desenhado para respeitar as especificidades de cada região, garantindo representatividade e inclusão.
Em Santa Catarina, o projeto conta com uma ampla rede de instituições parceiras: além do Ibama/SC, participam o ICMBio/SC, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae/SC), a Floram, o Conselho Comunitário de Ibiraquera, a Univali, o CNPT, a Univille, o Porto de São Francisco do Sul, o Porto de Itapoá e o Terminal Portuário Santa Catarina (Tesc).
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015