Notícias
Ibama inicia mobilização de aeronaves e equipes para prevenção e combate a incêndios no MT e PA
Aeronaves do Ibama em MT e PA em operações de prevenção e combate aos incêndios florestais - Foto: Fiscalização/Ibama
Brasília/DF (31/07/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu início, nesta semana, à mobilização de aeronaves e brigadistas para intensificar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais nos estados do Pará e Mato Grosso. A operação integra a estratégia nacional do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) para o período crítico de estiagem, que vai de julho a outubro.
A partir do município de Sinop (MT), aeronaves estão sendo deslocadas para bases operacionais em Gaúcha do Norte/MT e Novo Progresso/PA, regiões que abrigam áreas prioritárias para a conservação e enfrentam risco elevado de queimadas. As equipes atuarão na proteção de ecossistemas sensíveis e territórios indígenas, como o Parque Indígena do Xingu e o Sul do Pará, locais historicamente impactados por incêndios durante a seca.
Inicialmente, as ações estão concentradas na prevenção, com o uso de veículos especializados e aeronaves para monitoramento e a realização de queimas prescritas — técnica que consiste na aplicação controlada do fogo em áreas estratégicas, reduzindo a carga de material combustível e mitigando os danos durante os picos de incêndio.
Além das operações em MT e PA, o Ibama já atua com equipes e aeronaves nas regiões da Ilha do Bananal, no Tocantins, e na Terra Indígena Kadiwéu, no Mato Grosso do Sul, onde também são realizadas queimas prescritas em áreas extensas como medida preventiva.
A mobilização de recursos logísticos, humanos e tecnológicos reforça o compromisso do Ibama com a proteção dos biomas brasileiros e dos territórios indígenas e tradicionais. Para isso, o Instituto conta com o apoio da sociedade.
Participação cidadã
A população pode contribuir de forma decisiva com a proteção ambiental. Evitar o uso do fogo, respeitar os períodos de proibição de queimadas e denunciar focos suspeitos são atitudes que ajudam a prevenir desastres ambientais.
A participação de todos é essencial para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, preservar os recursos naturais e garantir qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.
Em caso de denúncia, ligue para a Ouvidoria do Ibama: 0800 0618080
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015