Notícias
Ibama firma parceria para implantação de Cetas em Sapucaia do Sul (RS)
Ibama e Secretaria de Meio Ambiente do RS selam parceria para criação de Cetas em Sapucaia do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre - Foto: Daiane Cortes/Ascom/Ibama
Brasília/DF (22/12/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) assinou, na quinta-feira (18/12), um protocolo de intenções com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema) para a futura implantação, estruturação e gestão compartilhada de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no município de Sapucaia do Sul.
A iniciativa fortalece a política pública de proteção e conservação da fauna silvestre no estado, ampliando a capacidade de atendimento, reabilitação e destinação adequada de animais provenientes de ações de fiscalização, resgates ou entregas voluntárias.
Os Centros de Triagem de Animais Silvestres são estruturas estratégicas para a atuação do Ibama na proteção da biodiversidade brasileira. Nesses espaços, os animais passam por processos de identificação, triagem, quarentena, atendimento clínico-veterinário, reabilitação e destinação, com o objetivo prioritário de retorno à natureza ou encaminhamento a locais devidamente autorizados. Os Cetas recebem animais vítimas de tráfico, maus-tratos ou abandono e são essenciais para interromper cadeias ilegais e promover a conservação da fauna.
Entre 2020 e 2025, os Cetas do Ibama em todo o país receberam mais de 370 mil animais silvestres, dos quais 61% puderam retornar ao seu habitat após os cuidados necessários, um resultado que evidencia a relevância dessas estruturas para a conservação da fauna brasileira.
Atuação integrada fortalece política ambiental
O ato de assinatura contou com a presença do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; da superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Diara Sartori; da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann; do coronel Rodrigo Gonçalves dos Santos, representando o Comando Ambiental da Brigada Militar; da promotora de Justiça do Ministério Público do RS, Annelise Steigleder, entre outras autoridades.
Durante a cerimônia, o presidente do Ibama destacou a importância da cooperação federativa para a proteção da fauna silvestre. “O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do mundo e o Ibama, apesar de sua atuação nacional, se fortalece a partir da cooperação com os estados. Essa parceria amplia a capacidade de atendimento e de gestão da fauna silvestre no Rio Grande do Sul, assegurando padrões técnicos, sanitários e de bem-estar animal alinhados às normas federais”, afirmou Rodrigo Agostinho.
A superintendente do Ibama no RS, Diara Sartori, ressaltou que a implantação do Cetas no estado contribuirá para dar mais agilidade às ações de fiscalização e resgate, além de fortalecer a rede de proteção à fauna no estado.
A secretária Marjorie Kauffmann afirmou que o acordo representa um marco para a política ambiental gaúcha, ao consolidar uma atuação integrada entre União e Estado na estruturação de uma unidade pública especializada para o cuidado com a fauna silvestre.
A parceria reforça o papel do Ibama como órgão central na coordenação das ações de proteção da fauna silvestre, promovendo a integração entre entes federativos e garantindo a adoção de critérios técnicos e legais para a conservação da biodiversidade brasileira.
Na mesma semana da assinatura, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, também participou da inauguração de um outro Cetas, na cidade de Santa Maria. A unidade, implantada em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é o 26º Cetas do Ibama no país e representa um marco para a proteção da fauna silvestre no estado e na região Sul, fortalecendo a atuação do Instituto na conservação da biodiversidade, especialmente no contexto do Bioma Pampa, cujo dia nacional é celebrado em 17 de dezembro. (matéria completa link)
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
