Notícias
Ibama autua proprietários rurais por falhas em recuperação ambiental
Vista aérea de um dos locais fiscalizados na operação - Foto: Fiscalização/Ibama
Brasília/DF (01/12/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou, em novembro, a Operação Embaúba, com o objetivo de fiscalizar e garantir o cumprimento de obrigações legais de recuperação ambiental em propriedades rurais. A primeira fase da ação concentrou-se nos biomas Mata Atlântica e Cerrado, nos estados de Goiás, do Espírito Santo e de Santa Catarina, resultando na lavratura de 27 autos de infração, totalizando R$ 29 milhões em multas.
As penalidades aplicadas pela fiscalização referem-se, em sua maioria, ao descumprimento de embargos e da obrigação de reparação de danos ambientais, tipificadas no Decreto nº 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.
Os alvos foram selecionados mediante um cruzamento de dados de inteligência e fiscalização, a partir de registros de áreas embargadas e áreas cadastradas na plataforma Recooperar, ferramenta utilizada pelo Ibama para monitorar o andamento de medidas de recuperação ambiental.
Para o coordenador da operação, Pedro Ferraz, a ação demonstra o rigor do Ibama em fazer valer suas decisões. “É fundamental que os responsáveis por danos ambientais honrem o compromisso de recuperar a área degradada, garantindo a recomposição da vegetação nativa”, destacou.
O nome “Embaúba” é uma referência à espécie arbórea que atua como planta pioneira no processo de regeneração natural de florestas, simbolizando o propósito da operação de induzir a recuperação de áreas de vegetação nativa suprimidas ilegalmente. Outras etapas da operação estão previstas para serem realizadas ao longo de 2026, estendendo-se a todos os estados e biomas brasileiros.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015