Notícias
Ibama apreende 15 toneladas de pescado irregular no RS
Agentes do Ibama e da Brigada Militar Ambiental atuaram na operação, na Lagoa dos Patos (RS) - Foto: Divulgação/Ibama/RS
Porto Alegre/RS (09/12/25) – Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam aproximadamente 15 toneladas de pescado durante a Operação Mar Territorial, no Rio Grande do Sul. A ação foi executada entre 24 e 28 de novembro, em conjunto com a Brigada Militar Ambiental, no complexo da Lagoa dos Patos, nos municípios de Pelotas, Rio Grande e São José do Norte.
A operação integrada teve como foco principal o combate à pesca ilegal e predatória da corvina (Micropogonias furnieri) com o uso de petrechos proibidos, em especial a rede de arrasto de trolha. A utilização desse dispositivo gera grandes danos ambientais ao ecossistema lagunar e à população juvenil da espécie, em elevado grau de sobre-explotação. Além disso, a fiscalização buscou coibir a comercialização da corvina pescada ilegalmente para as indústrias locais e o esquentamento de origem.
Os agentes do Ibama flagraram a prática ilegal da pesca com uso de petrecho proibido (rede de arrasto de trolha) e por parelha de pesca, incluindo o uso de barco que havia sido lacrado pelo Ibama em autuação anterior de pesca ilegal, bem como embarcações operando sem autorização para a atividade pesqueira.
Uma empresa pesqueira de grande porte foi autuada por comercializar pescado de origem irregular, adquirir e armazenar corvina de origem inidônea e inválida, em quantidades capturadas muito acima das capacidades de pesca, armazenamento e transporte das embarcações de origem, incluindo barco não autorizado a operar na região, indicando “lavagem de origem” da pesca ilegal lagunar.
No total, foram inspecionadas 12 embarcações, além de lavrados 11 autos de infração, com aplicação de R$ 618 mil em multas, no total. O pescado apreendido foi integralmente doado ao Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc), beneficiando população em situação de insegurança alimentar. As ocorrências na esfera criminal foram encaminhadas à Polícia Federal em Pelotas (RS).
Assessoria de Comunicação Social
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015

