Notícias
Fiscalização ambiental identifica construções irregulares em Corumbá IV
- Foto: Divulgação/Ibama
Goiânia/GO (08/04/2025) – Construções irregulares e outras atividades humanas realizadas em Área de Preservação Permanente (APP) da Usina Hidrelétrica (UHE) Corumbá IV, em Goiás, foram alvo da fiscalização ambiental federal entre 24 de março e 5 de abril.
Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vistoriaram intervenções dentro da APP, as quais dificultam ou impedem a regeneração natural da área. No total, 22 áreas com construções e outras atividades realizadas de forma irregular foram embargadas. Foram registrados 21 autos de infração, além de duas notificações emitidas para apuração de outras possíveis infrações ambientais identificadas.
UHE Corumbá IV
Localizada em Goiás e próxima ao Distrito Federal, a UHE Corumbá IV possui uma APP delimitada em 100 metros a partir da cota máxima normal do reservatório. Essa área desempenha um papel crucial na proteção dos recursos hídricos, na manutenção da biodiversidade do Cerrado e na garantia dos serviços ambientais essenciais para a região. A ocupação desordenada com construções irregulares nessa área causa danos ambientais significativos que comprometem o equilíbrio ecológico local.
A operação da fiscalização demonstra o compromisso do Ibama em proteger o meio ambiente, em cumprimento à legislação. Além da operação, outras medidas administrativas e judiciais poderão ser aplicadas para responsabilização dos infratores, com a finalidade de promover a regeneração das áreas degradadas.
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
