Notícias
Festival de Parintins: Ibama marca presença em ação educativa na festa do Boi Bumbá
Campanha Não Tire as Penas da Vida 2025, Ibama - Foto: Divulgação/Ibama-AM
Parintins/AM (26/06/205) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou sua participação em mais uma edição do Festival Folclórico de Parintins, município localizado a cerca de 370 km de Manaus (AM), com ações voltadas à educação ambiental e à preservação da fauna silvestre.
De 25 a 29 de junho, o Ibama estará presente no Turistódromo, das 9h às 17h30, na “Estação Cultura” da Amazonastur, com uma programação interativa e educativa. Os visitantes poderão participar de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas sobre o meio ambiente, com foco na defesa da fauna. Haverá ainda distribuição de brindes para quem participar das dinâmicas.
A iniciativa faz parte da campanha “Não tire as penas da vida”, criada para sensibilizar artesãos e consumidores sobre os impactos ambientais e legais da utilização de partes de animais silvestres na confecção de adereços e fantasias. Desde sua criação, o Ibama tem atuado com ações educativas em festivais, escolas e outras instituições no Amazonas.
“A arte é uma expressão da natureza humana e não pode se refletir na morte de espécimes silvestres. Por isso, é crucial para a preservação da fauna que haja esse trabalho de informação que o Ibama realiza todo ano. Essa campanha educativa salva milhares de vidas na floresta”, afirmou o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo.
Camisetas nas cores da festa
Este ano, a campanha traz uma novidade especial para o público do festival: a distribuição de camisetas nas cores das torcidas dos bois-bumbás — azul, do Caprichoso, e vermelho, do Garantido — reforçando a mensagem de que a valorização da cultura pode caminhar lado a lado com o respeito à natureza.
Sobre a campanha “Não tire as penas da vida”
Criada em 2002, por iniciativa do servidor Paulo Andrade, a campanha surgiu após um levantamento que identificou o abate de mais de 30 mil aves — especialmente araras — em apenas um ano, destinadas à confecção de enfeites com penas para festas folclóricas. O foco da campanha é salvar os animais por meio da conscientização de quem fabrica e de quem consome os artefatos.Desde então, a campanha vem crescendo, com o apoio da Educação Ambiental do Ibama, e se consolidou como referência na proteção da fauna silvestre, especialmente durante o Festival de Parintins, quando há maior uso de elementos associados à biodiversidade amazônica.
Objetivos da campanha
Conscientizar sobre a importância das aves para o equilíbrio dos ecossistemas, incluindo funções como polinização, dispersão de sementes e controle biológico;
Alertar para os riscos e penalidades da captura, tráfico e guarda ilegal de animais, conforme a Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998);
Informar os canais de denúncia, como o Fala.BR e a Ouvidoria do Ibama (0800 061 8080);
Fortalecer ações de proteção, como a adoção responsável, o apoio aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e o aprimoramento das políticas públicas de conservação.
Parcerias estratégicas
As ações da campanha contam com o apoio de prefeituras locais, secretarias estaduais, universidades, entidades culturais e do governo do Amazonas, ampliando o alcance da mensagem de preservação da fauna silvestre e de incentivo ao turismo sustentável e consciente.
Festival de Parintins: cultura e conservação
Realizado desde 1965, o Festival Folclórico de Parintins, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN, ocorre no último fim de semana de junho e atrai mais de 120 mil visitantes por edição.
Assim, o festival se tornou cenário estratégico para ações de educação ambiental e fiscalização sobre a venda de artefatos com partes da fauna.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015

