Notícias
Evento de integração abre a Semana do Meio Ambiente no RS
Superintendente Diara durante seu discurso na abertura da reunião - Foto: Divulgação/Ibama
Porto Alegre/RS (05/06/2025) - No contexto dos eventos da Semana do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participou da 2ª Reunião do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra), nessa segunda-feira (2), em Porto Alegre (RS).
No evento, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Ibama foi representado por sua superintendente no Rio Grande do Sul, Diara Sartori. Centenas de representantes de instituições públicas gaúchas reuniram-se para debater sobre temáticas da área ambiental no âmbito estadual.

- Diara Sartori, superintendente do Ibama no RS ao lado de representantes de entidades estaduais e do governador do estado, Eduardo Leite
Diara ressaltou a participação das mulheres na reunião. “Fico feliz em ver as mulheres sendo protagonistas em temas tão importantes, como o deste evento, numa sociedade que ainda convive com o machismo estrutural. Precisamos seguir com força e coragem, porque defender o tema ambiental, no atual cenário de mudanças climáticas, é defender, antes de mais nada, a nossa própria sobrevivência”, declarou em seu discurso.
Com o tema “União pelo Meio Ambiente”, o encontro buscou organizar e integrar as ações que, por consequência, refletirão no fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) dos órgãos e entidades que atuam na área ambiental. A superintendente destacou, na ocasião, os esforços da esfera federal na construção e atuação, tanto do Ibama quanto do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), na agenda ambiental atual, que também está mais voltada às emergências climáticas. Ela citou a criação do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac), dentro da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) do Ibama, estrutura que lida com situações de emergência ambiental e climática no Brasil.
Foi devido à emergência climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul ano passado que a reunião não aconteceu na época dos eventos climáticos, pois todas as instituições estavam, também de forma colaborativa, focadas em mitigar os estragos causados pelas enchentes. A superintendente relembrou a atuação do Instituto durante o período, como, por exemplo, do apoio que a autarquia prestou com os veterinários que atuaram nos abrigos estaduais durante o ano anterior.
O Instituto destaca a importância da reunião para discutir e fortalecer as ações de proteção ao bioma gaúcho, o Pampa, não apenas combatendo a supressão do campo nativo, mas também o envenenamento sistemático e a necessidade de proteger as nascentes e áreas úmidas.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015