Notícias
Equipe do Ibama promove educação ambiental a pescadores e ribeirinhos no PA
Ibama aborda proteção de quelônios com ribeirinhos e pescadores no PA - Foto: Divulgação/Ibama
Santarém/PA (15/07/2025) – Uma operação para combater a caça de tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa) no Pará, principalmente no período reprodutivo da espécie, contou antecipadamente, este ano, com diálogo promovido por equipe de fiscalização e de educação ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com ribeirinhos e pescadores.
Em reunião na vila de Barreiras, no município de Itaituba (PA), realizada nessa terça-feira (8), servidores da Gerência Executiva do Ibama em Santarém (PA) compartilharam informações sobre a Operação Tabuleiro – Tapajós, com objetivo de esclarecer tópicos relacionados ao Programa Quelônios da Amazônia (PQA), gerido pelo Instituto. Foram abordados pontos como a proibição da captura e consumo de quelônios, o impacto da caça da espécie em sua população na natureza, além das medidas adotadas pelos agentes durante as operações de fiscalização no combate aos crimes ambientais. Também foram explicados temas ligados à pesca, principalmente quanto ao período do defeso das espécies e os tipos de petrecho que são de uso legal.
A comunidade local, que fica próxima ao Tabuleiro de Monte Cristo, no rio Tapajós, foi informada pela equipe do Ibama sobre a situação alarmante de queda populacional de algumas espécies de quelônios no estado, principalmente o pitiú (Podocnemis sextuberculata), bem como sobre as consequências da coleta de seus ovos para consumo alimentar.
O evento, que ocorreu na Escola Juvênio Correia, foi recebido positivamente pelos comunitários, uma vez que significou uma tentativa de aproximação do Ibama com a comunidade local para abordar assunto de interesse dos pescadores e ribeirinhos.
Sobre o PQA
O Programa Quelônios da Amazônia é o maior em conservação de fauna em vida livre do mundo, com foco na proteção de três espécies: tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), tracajá (Podocnemis unifilis) e pitiú (Podocnemis sextuberculata). Criado em 1979, o Programa contribui significativamente para a preservação das tartarugas em toda a Amazônia Legal, tendo sido responsável pela soltura de mais de 100 milhões de filhotes.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015