Notícias
Embarcações que transportam produtos perigosos passam por fiscalização anual no Acre
Agentes ambientais dentro da balsa-flutuante que recebeu notificação para regularização ambiental - Foto: Divulgação/Ibama
Rio Branco (02/06/2025) – Realizada anualmente em diversos estados, a Operação de Fiscalização do Transporte Aquaviário de Produtos Perigosos (TAqPP) ocorreu, em maio, no Acre, nos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, contemplando os rios Purus e Iaco. Na ação, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de órgãos ambientais estaduais abordaram embarcações ribeirinhas, para verificar documentos e orientar acerca dos cuidados necessários quanto à segurança do armazenamento e do abastecimento de combustível.
Durante a vistoria em Sena Madureira, foram lavrados dois autos de infração em pontões (postos de abastecimento flutuantes) e registrada uma notificação para regularização ambiental de uma balsa pertencente à prefeitura e que fornece suporte às embarcações ribeirinhas.
Participaram da operação as equipes técnicas de Atendimento a Emergências Ambientais do Ibama nos estados do Acre e de Mato Grosso, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente do Acre (IMAC), a Defesa Civil Estadual e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Durante as vistorias, cada instituição atuou de acordo com sua competência, acrescentando conhecimento e direcionamento à comunidade sobre o transporte fluvial de produtos perigosos, seus riscos e sanções. Também foram disseminadas informações a respeito do tema em emissora de rádio local.
Rios Purus e Iaco
O rio Purus é o segundo maior representante da drenagem do estado. Nasce no Peru e entra no Brasil com a direção sudoeste-nordeste. Quanto ao uso para abastecimento de água potável, é responsável por 88% da captação em Manoel Urbano (AC) e de 59% em Santa Rosa do Purus (AC).
Afluente do rio Purus, o rio Iaco é responsável pelo abastecimento de água do município acreano de Sena Madureira, além do transporte de pessoas e produtos, principalmente da castanha do Brasil.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015