Notícias
Brasil reforça aliança amazônica em defesa das florestas
- Foto: Divulgação/Ibama
Brasília (05/05/2025) – De 28 a 30 de abril de 2025, a cidade de Quito, no Equador, foi palco de uma articulação estratégica que ultrapassa fronteiras e coloca o meio ambiente no centro das prioridades amazônicas. A capital equatoriana sediou a 2ª Reunião Regional da Rede Amazônica de Manejo Integrado do Fogo (RAMIF), iniciativa criada para padronizar a resposta regional aos incêndios florestais e fortalecer a cooperação entre os oito países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
O Brasil foi representado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio de técnicos do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que levaram à mesa de debates a experiência brasileira em prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais. Durante o encontro, os países-membros apresentaram um panorama de suas ações recentes em manejo integrado do fogo (MIF), compartilharam boas práticas e identificaram oportunidades concretas de colaboração.
Esse intercâmbio contou a com presença de autoridades, como a Ministra do Meio Ambiente, Água e Transição Ecológica do Equador e atual Presidente da RAMIF, María Cristina Recalde; o Ministro Substituto de Relações Exteriores e Mobilidade Humana do Equador, Carlos Játiva; a Diretora Executiva da OTCA, Vanessa Grazziotin; e a Embaixadora da União Europeia no Equador, Jekaterina Dorodnova.
O destaque dessa edição foi a abertura da discussão para um entendimento operacional entre as nações amazônicas, com o objetivo de padronizar acionamentos em casos de emergência em incêndios florestais e intensificar o intercâmbio técnico e institucional. A programação também incluiu o monitoramento do Plano Bianual da RAMIF, além da definição de prioridades para o biênio 2025–2026. A meta é clara: fortalecer as capacidades nacionais, aprimorar a resposta coordenada e promover uma gestão mais eficaz e preventiva dos incêndios florestais na região.
No Brasil, a RAMIF é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com participação ativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ibama, evidenciando a transversalidade da política ambiental brasileira e o compromisso do país com soluções sustentáveis para a Amazônia.
Mais do que uma reunião técnica, a 2ª Reunião Regional da RAMIF reafirmou um pacto entre nações irmãs para preservar o maior bioma tropical do planeta. “A integração de políticas públicas e técnicas de prevenção e combate aos incêndios florestais entre todos os países amazônicos é primordial para a proteção ambiental”, avalia o representante do Prevfogo no evento, Lemuel Alcântara. “Especialmente em áreas transfronteiriças, os incêndios dos últimos anos mostraram a necessidade de trabalhos conjuntos já que os incêndios florestais não respeitam as barreiras de delimitação de territórios”, acrescenta.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
