Notícias
Articulação do Ibama com municípios alagoanos busca combater desmatamento no estado
Ibama fará parceria com municípios e entidades de Alagoas para combater desmatamento ilegal
Maceió/AL (28/07/2025) – Em reunião técnica realizada nessa segunda-feira (28) na Casa da Indústria, em Maceió (AL), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) formalizaram uma parceria estratégica para o enfrentamento ao desmatamento ilegal no bioma Caatinga e para o fortalecimento da regularização ambiental de propriedades rurais no Sertão alagoano.
O encontro contou com a participação de prefeitos, secretários municipais de meio ambiente e agricultura, além de representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria de Estado da Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri/AL), do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH/AL) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O objetivo é estabelecer uma força-tarefa interinstitucional, com atuação coordenada e foco na orientação técnica, qualificação da informação ambiental e estímulo à regularização junto aos pequenos e médios produtores.
Durante a apresentação técnica do Ibama, foram compartilhados dados atualizados de alertas de desmatamento detectados por monitoramento remoto, com ênfase nos municípios sertanejos em Alagoas. O ano de 2023 registrou o maior volume de áreas desmatadas da série histórica recente no estado, enquanto os primeiros meses de 2024 indicam uma redução de 47% nas ocorrências, sinalizando os efeitos positivos da intensificação da fiscalização ambiental. A expectativa para 2025 é de nova queda, desde que acompanhada por ações de regularização e apoio técnico aos municípios.
“O momento é de virar a chave: sair da lógica do embate para entrar em um novo paradigma de colaboração federativa e orientação técnica. Os municípios são peças-chave para essa mudança, e a AMA será articuladora dessa transformação”, destacou o superintendente do Ibama em Alagoas, Rivaldo Couto.
A proposta apresentada prevê a criação de um Grupo de Trabalho Interinstitucional, coordenado pela AMA, com participação do Ibama e dos demais órgãos parceiros, para o desenvolvimento de ações integradas. Entre os principais eixos de atuação estão:
- Apoio aos municípios na implementação e fiscalização do Código Florestal, com ênfase na exigência da Autorização de Supressão de Vegetação (ASV);
- Regularização de passivos ambientais via CAR e Sistema Sinaflor, integrando bases federais e estaduais;
- Elaboração de estratégias de educação ambiental voltadas ao produtor rural, orientando sobre os benefícios da regularidade para o acesso ao crédito rural e à permanência no campo com sustentabilidade; e
- Compartilhamento de dados geoespaciais de alertas de desmatamento e áreas prioritárias para regularização.
A iniciativa busca, ainda, reduzir os conflitos fundiários e ambientais na região, promover a recuperação de áreas degradadas e ampliar a transparência das ações ambientais. A parceria será formalizada por meio de termo de compromisso e deverá incluir oficinas regionais, capacitações e ações conjuntas de campo ao longo dos próximos meses.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015